Foto: Marcelo Domingues (CASB)
Fenômeno chamado Anel de Fogo ocorrerá nesta quarta-feira
Um Eclipse Anular do Sol ocorre nesta quarta-feira (2) e será visível em Santa Catarina, assim como em partes do sudeste, centro-oeste e na região sul do Brasil. O fenômeno acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, e não cobre totalmente a estrela, criando o efeito conhecido como “anel de fogo”.
O caminho do eclipse se estenderá pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e pelo sul da América do Sul, incluindo países como Chile e Argentina. A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, informou quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada.
“Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu. A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média 2 vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais. O último eclipse anular do Sol ocorreu em 14 de outubro de 2023 e foi visto em uma parte do Brasil” explica Josina.
O evento ocorrerá no final da tarde, com o eclipse parcial em Santa Catarina começando às 16h41, e encerrando às 18h34. Para uma observação segura, Josina enfatiza a importância de não olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada, recomendando filtros certificados, como óculos especiais para observação solar.
Fonte: Time And Date
Além disso, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo pelo YouTube, em colaboração com o Projeto Céu em sua Casa e a organização internacional Time And Date, que se dedica a fenômenos astronômicos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão