Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas
Evento com Superlua terá transmissão ao vivo pelo Observatório Nacional
Um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano poderá ser observado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. O eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira (17) com início previsto para às 21h40 e término às 1h47 da madrugada de quarta-feira (18). Em Santa Catarina, os moradores também terão a oportunidade de ver o evento.
Além disso, a noite desta terça-feira será marcada pela presença de uma Superlua. A “Superlua da Colheita” tem esse nome, pois ocorre próximo do equinócio da primavera, que acontece por volta de 22 de setembro, dependendo do ano e do fuso horário e marca o fim do inverno. Na noite desta terça, a lua está prevista para ascender ao céu às 16h59 e se pôr às 4h39, atingindo sua fase cheia às 23h35.
Para aqueles que não puderem acompanhar o fenômeno ao vivo, o Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), transmitirá o eclipse lunar pelo YouTube. A iniciativa integra uma nova edição do projeto “O Céu em sua Casa: observação remota”.
O que é um eclipse lunar?
O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua é total ou parcialmente ocultada pela sombra da Terra. Isso acontece quando Sol, Terra e Lua estão perfeitamente alinhados, com a Terra entre os dois corpos.
Diferente do eclipse solar, acompanhar esses dois fenômenos não é preciso nenhum instrumento ou cuidado específico. Entretanto, é necessário que as condições do tempo estejam favoráveis, sem nuvens no céu.
Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira é de nuvens do centro ao leste do estado, bem como chance de chuva fraca e ocasional nas áreas litorâneas. A condição se mantém na quarta.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Confira a previsão do eclipse (horário de Brasília)
Início do eclipse penumbral às 21h41min
Início do eclipse parcial às 23h12min
Máximo do eclipse parcial às 23h44min
Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00h15min
Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01h47min