Na Conclave cerca de 100 cardeais terão direito a voto
O Conclave que elegerá o novo Papa da Igreja Católica terá início na próxima quarta-feira (07). A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (28), durante a quinta Congregação Geral, no Vaticano, que reuniu cerca de 180 cardeais, sendo que pouco mais de 100 deles com direito a voto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A tradicional cerimônia de fechamento da Capela Sistina será marcada pela proclamação do “Extra omnes”, expressão em latim que significa “fora todos”, quando ficam no local apenas os cardeais votantes, dando início oficialmente ao Conclave. Os cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, permanecerão isolados até a escolha do novo Pontífice, anunciada ao mundo pela tradicional fumaça branca e pelo “Habemus Papam”.
Não há previsão para a duração do Conclave. Alguns cardeais acreditam que o processo será rápido, impulsionado pelo Jubileu em andamento, enquanto outros estimam que poderá levar mais tempo, dada a diversidade do atual Colégio Cardinalício, ampliado pelo Papa Francisco ao longo dos últimos anos com representantes de diferentes regiões do mundo.
A escolha da data obedece às normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, estabelecida por João Paulo II e atualizada posteriormente por Bento XVI. As regras preveem que o Conclave se inicie entre 15 e 20 dias após a morte do Papa, após os chamados Novendiali, período de nove dias de orações em sufrágio.
A votação
A eleição exige uma maioria qualificada de dois terços dos votos. Estão previstas quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. Se, após 33 ou 34 votações, nenhum nome alcançar o número necessário, será realizado um turno final entre os dois candidatos mais votados, ainda com necessidade de dois terços para validar a escolha.
Após o aceite formal do eleito, as cédulas são queimadas, gerando a fumaça branca que anuncia ao mundo a chegada do novo Papa. Em seguida, o novo Pontífice se dirige à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestirá os paramentos papais antes de aparecer na sacada central da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção Urbi et Orbi.
Homem morre após sofrer choque elétrico
A vítima realizava um reparo na rede elétrica de um comércio em Balneário Camboriú
O Corpo de Bombeiros (CBMSC) foi acionado na tarde do último domingo (27) em um estabelecimento comercial na Rua 511, em Balneário Camboriú. Chegando ao local encontraram um homem em parada cardiorrespiratória. A vítima…