24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Vereador Jairo Cascaes é eleito prefeito de Tubarão

Jairo Cascaes (foto) foi eleito em sessão extraordinária na noite desta segunda-feira (7), da Câmara de Vereadores. A disputa teve duas chapas. Uma delas encabeçada por José Luiz Tancredo (MDB) e vice, Denis Matiola (PSDB). A outra chapa, a eleita indiretamente, com 10 dos 15 votos, contou com Jairo Cascaes (PSD) e como vice, Moisés Nunes (PP). todos os 15 vereadores votaram. Portanto, o município de Tubarão passa, a partir de agora, a ser comandada, por Cascaes. Ele era o presidente da Câmara. A eleição ocorreu em razão da renúncia do então prefeito Joares Ponticelli (PP) e do vice, Caio Tokarski (União Brasil). Ambos arrolados na Operação Mensageiro. Por carta, em 10 de julho passado, eles entregaram a carta de renúncia, à Câmara de Vereadores, sendo imediatamente acatada. Os novos titulares ficarão no cargo até o dia 31 de dezembro de 2024. Ambos afirmaram que seguirão trabalhando pela governabilidade do município junto à Câmara de Vereadores de Tubarão. (Foto: reprodução vídeo)

Partidos sondam nomes para as principais prefeituras

Deputada federal Daniela Reinehr no radar de Jorginho Mello / Foto: Mauricio Vieira SECOM-SC

O grande objetivo está na conquista das dez maiores cidades de Santa Catarina, e que, obviamente, terão mais peso no campo decisório futuramente. O Partido Liberal, por exemplo, do governador Jorginho Mello, tenta encaixar as peças com nomes potencialmente fortes e que tenham ligações com Partido dele e de Bolsonaro. Aliás, na visita do ex-presidente em Santa Catarina, recentemente, o assunto foi tratado a portas fechadas entre os dois líderes. O estudo sobre os candidatos em potencial, poderá apresentar surpresas, com gente de pouca identificação nos municípios. Uma das possibilidades ventiladas, por exemplo, está na deputada federal e ex-vice governadora, Daniela Reinehr (PL), numa eventual candidatura em Blumenau. Ela é oestina, mas tem identidade germânica. Difícil é saber se emplaca. Já no Oeste, em Chapecó, para tentar substituir João Rodrigues (PSD), poderá surgir o nome da deputada federal Caroline De Toni, também do PL. Enfim, as estratégias ainda estão indefinidas, e as composições oficiais só irão aparecer bem mais adiante. Em Lages, ainda não há nenhuma indicação. Não há ninguém do Partido Liberal com força suficiente para garantir uma eleição. A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), hoje Secretária de Estado da Saúde, poderá ser a indicada por Jorginho. Aliás, o nome dela está tido como certo desde já.

Imagens do 8 de Janeiro

Em decisão desta segunda-feira, 7, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o envio de imagens de câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos do 8 de Janeiro em Brasília. Flávio Dino, chefe da pasta, havia enviado ofício ao Supremo na última semana e aguardava a análise do pedido para autorizar o envio das imagens.

Maduro cancela nova visita ao Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou sua participação na Cúpula da Amazônia, que começa nesta terça-feira (8) em Belém e vai até amanhã, quarta-feira (9). O evento internacional reúne representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Uma infecção no ouvido teria sido o motivo do cancelamento da viagem ao Brasil.