Foto: TVBV Online
Professor participou de sabatina no Band Cidade SC e apresentou ao TVBV Online as propostas de seu plano de governo
Nesta terça-feira (02), Rogério Silva Portanova, candidato do Avante à Prefeitura de Florianópolis, concedeu uma entrevista ao TVBV Online, na qual expôs os principais pontos de seu plano de governo. O gaúcho de 66 anos é professor universitário, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e possui doutorado pela Université Paris 8.
Portanova, que já concorreu a diversos cargos políticos, inclusive à Prefeitura de Florianópolis em 1996 e 2000, tem uma trajetória marcada por sua atuação em diferentes partidos, como PT, PV e Rede Sustentabilidade. Em seu plano de governo para as eleições de 2024, ao lado da vice Katia Damaceno (Avante), o candidato enfatiza suas propostas voltadas para a saúde holística, bem-estar animal e educação, com foco na valorização dos professores.
Com experiência em coordenação de eventos internacionais e participação em executivas partidárias, Portanova se apresenta como um defensor de políticas integradas e sustentáveis para Florianópolis, propondo um governo que valorize o desenvolvimento humano e o respeito ao meio ambiente.
Confira a entrevista completa do TVBV Online com o candidato:
O que te levou a desejar assumir o comando da Prefeitura de Florianópolis?
Portanova: Para cuidar das pessoas, dos animais e da natureza desta cidade, e, para isso, eu apresento como diferencial uma trajetória acadêmica e política de mais de 40 anos de experiência e poder me apresentar como um estadista, e não um populista, numa cidade tão importante como Florianópolis.
Qual é a primeira medida que você pretende implementar em seu governo?
P: Fazer o ajuste fiscal, acabar com as filas das creches e postos de saúde, através da implementação de modernas tecnologias e capital humano.
Quais são as prioridades do seu plano de governo?
P: Aplicações de políticas públicas como saúde, educação, turismo, saneamento, segurança pública, transporte, etc., serão abordadas de forma transversal e integradas, trazendo um novo paradigma de administração participativa e eficiente.
Há algum projeto da atual gestão que você levaria adiante?
P: Sim, a implementação do hospital no Sul da Ilha, mas sem fechar a UPA Sul e criando o Hospital no Norte da Ilha, conforme deliberação da própria comunidade.
Se eleito, qual notícia você gostaria que fosse destaque no TVBV Online no seu último dia de gestão?
P: Que as contas foram saneadas, que os fornecedores foram pagos em dia, que o meio ambiente foi de fato levado em conta na efetividade das políticas públicas, que a população foi respeitada em sua cidadania e que a cidade ficou mais sustentável, democrática e diversa, e que, por fim, entramos de fato no século XXI numa Florianópolis para todos, sem preconceitos nem discriminações.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Veja também a entrevista do candidato no Band Cidade SC: