O governador Jorginho Mello foi às redes sociais e à imprensa para alertar a população de que as chuvas vão continuar nesta semana, algo que lamentou informar. Segundo disse, as notícias não são nada boas. O Estado está com diversas cidades alagadas, está chovendo muito e é preciso ter todo o cuidado nesse momento. Na concepção dele é preciso proteger o que realmente importa, a vida das pessoas. Ele tem acompanhado a situação dentro da Defesa Civil. Pede para que todos estejam vigilantes, pois, infelizmente já ocorrem seis óbitos. Todo o esforço está sendo feito para que ninguém mais perca a vida. Por outro lado, o governador terá que dar muitas explicações por ter levado o ex-presidente Jair Bolsonaro a um sobrevoo oficial sobre municípios alagados no Vale do Itajaí. O Partido dos Trabalhadores de Itajaí entrou com denúncia à Procuradoria-Geral da Justiça do Estado, e o acusa de suposta improbidade administrativa, pela indevida participação de Bolsonaro no sobrevoo. (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)
Deputado busca solução para município inundado na Serra
Municípios catarinenses sofrem com inundações e todas as regiões do Estado. Na Serra não é diferente. Otacílio Costa é o mais atingido, resultando na evacuação de diversas famílias de suas residências. O aumento do nível dos rios e a continuidade das chuvas tornaram a situação crítica e demandaram uma resposta urgente das autoridades. Ao visitar Otacílio Costa, o deputado Marcius Machado (PL), ao lado do prefeito Fabiano Baldessar, entre outros, percorreu os bairros impactados para uma avaliação in loco da situação, durante a visita demonstraram solidariedade e forneceram apoio às vítimas das enchentes. Ocasião em que lançou um desafio ao prefeito, propondo a elaboração de um projeto de desassoreamento dos rios, inspirado em ações bem-sucedidas em outras cidades do Estado. O objetivo é ampliar o leito dos rios e garantir um escoamento mais eficiente, reduzindo assim o risco de futuras enchentes. Além disso, se propôs a auxiliar na captação de recursos para auxiliar na reconstrução das áreas afetadas.
Chuva forte e alagamentos em Criciúma
Neste momento não tem como falar unicamente de atividades políticas. Pelo contrário. O dever é chamar atenção da classe para que se mobilize em torno de ações futuras que amenizem, ao menos, o sofrimento das famílias, a cada chuvarada. Nesta segunda-feira (16), inúmeras famílias de Criciúma, no Sul do Estado, voltaram a sofrer com alagamentos desproporcionais, em ração da forte chuva. Em alguns bairros a água subiu tanto que chegou à altura do peito de quem precisou caminhar pelas ruas. É assustador. Estudos vão ser necessários para que esta situação não volte mais acontecer, não nessas proporções. Em todas as cidades, os responsáveis já sabem, onde estão os gargalos. E, em muitos lugares, assim que a chuva passa e a normalidade aparente volta, pouco ou nada é feito. Até que o problema novamente volte acontecer. Tem famílias que vivem o mesmo drama dos alagamentos, a cada chuva.
Deputado Mário Motta cumpre agenda em Lages
O deputado estadual Mário Motta (PSD) é um os integrantes da Bancada da Serra. Neste segunda-feira (16), entre os compromissos em Lages, visitou o Hospital Simulado Unifacvest, uma instituição particular que aguarda a autorização do Ministério a Educação para iniciar o Curso de Medicina. No entanto, nesse compasso de espera, já está com toda a estrutura montada para o início das aulas. E foi o que o deputado conferiu. Além disso, apresentou projetos de Emendas Participativas e Educação Nota 10 para fiscalização de obras e regularização documental das escolas da Rede Estadual. Mário esteve acompanhado do reitor Geovani Broering e da vice reitora Soraya Lemos, e do pró-reitor Acadêmico, Ricardo Leone Martins. O Hospital Simulado, único na Região Sul, que atende aos cursos da saúde para atividades multiprofissionais e multidisciplinares e tem um Laboratório de Habilidades para simulação de Visita Domiciliar, bem como, destacou o salto que Lages e região dará com a chegada do Curso de Medicina. Mario Motta surpreendeu-se com a infraestrutura e com a qualidade e quantidade de serviços prestados pela Unifacvest que oportuniza 600 atendimentos diários em saúde humana, 100 atendimentos diários em saúde animal e mais de 200 nas áreas de Direito e Psicopedagogia. A saúde animal também é contemplada pela Instituição.
Deputada Zanatta enfrenta crise na educação
Ao participar nesta segunda-feira (16) de Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara sobre Escolas Cívico-Militares, a deputada Júlia Zanatta (PL/SC), lembrou que se fala muito em ‘desmilitarização’, em dar liberdade ao aluno, mas não falaram sobre a desintoxicação da militância tão presente no dia a dia da escola. Disse que está preocupada com o modelo de educação a ser utilizado nas escolas. Segundo ela, o que realmente precisa ser discutido, que é aproveitamento do ensino em salas de aula, isso não acontece.