Evento tem como propósito estreitar vínculos políticos entre Estados das duas regiões do Brasil
De volta à cidade de origem, a 8ª edição do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste (Cosud) reúne em Belo Horizonte (MG) os sete governadores dos Estados das regiões Sul e Sudeste, nesta sexta-feira (2) e no sábado (3). Criado em 2019 com iniciativa do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o Consórcio visa estreitar laços estratégicos entre as duas regiões brasileiras.
Todos os sete Estados da região Sul e Sudeste já sediaram o Cosud ao menos uma vez e por isso o 8º encontro retorna a Minas Gerais. A próxima edição está prevista para os próximos 90 dias e deverá ser sediada em Santa Catarina.
O governador Jorginho Mello (PL) representa o Estado catarinense nesta edição, que conta, além do anfitrião Zema, com os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Eduardo Leite (PSDB) e Rio Grande do Sul.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), não esteve presente nas primeiras atividades do dia e, segundo a assessoria do Cosud, esteve representado pelo Secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo, Samuel Kinoshita. Tarcísio é esperado no evento ainda nesta sexta-feira (2).
Pautas
Entre as discussões do consórcio estão: geração de emprego e renda, segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.
No encontro, também estão previstos grupos de trabalho temáticos. Pelo governo catarinense participam o procurador-geral Márcio Vicari e os secretários de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, da Agricultura, Valdir Colatto e do Planejamento, Edgar Usuy, além do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato.
No encerramento, como ocorre em toda edição, será lida a Carta de Minas.
Foto: Roberto Dziura Jr