Número cai cerca de 55% nos oito primeiros meses de 2023
Chapecó encerrou o mês de agosto de 2023, com o menor número de homicídios dos últimos 20 anos. O levantamento foi apresentado pela Polícia Civil de Santa Catarina e traz ainda a comparação com os dados do ano passado. Nos oito primeiros meses de 2023 foram oito homicídios, contra 18 no mesmo período de 2022. O número representa uma queda de aproximadamente 55% nos casos.
Para o delegado Vagner Papini, Coordenador da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DICFron) de Chapecó, a redução no número de homicídios se deve à junção de esforços entre as forças de segurança. Ele destaca “a dedicação e o comprometimento dos policiais civis responsáveis pela apuração dos crimes, além do apoio e confiança prestados pela 12ª Delegacia Regional, Diretoria de Polícia de Fronteira e Delegacia Geral de Polícia Civil”.
O Delegado Regional de Chapecó, Danilo da Silva Fernandes, destacou que o elevado número de resolução dos homicídios registrados em Chapecó, reduz o sentimento de impunidade, pela identificação e prisão dos suspeitos. “E, por consequência, melhora a prevenção a mortes violentas, de modo que se transmite um recado bem claro ao cidadão: se matar, será identificado e punido”, enfatizou o delegado Danilo.
Por fim, o Diretor de Polícia de Fronteira (DIFRON), delegado Fernando Callfass, ressaltou que a queda no índice de homicídios ocorre em toda a Diretoria, uma vez que a região Oeste lidera o número de resolução dos casos envolvendo mortes violentas.
Foto: PCSC / Divulgação