A ANEEL reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. Imagem Free Pik.
A partir desta terça-feira (01) o patamar 2 da bandeira vermelha entra em vigor
A mudança foi anunciada na última sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro. Com isso, ocorrerá a cobrança complementar na conta de luz para os consumidores. O valor será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança se deve ao risco hidrológico e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) que foram influenciados pelas previsões de queda dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, além da elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. A ANEEL reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica.