16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Empresários do Paraná lideravam esquema de tráfico e transporte de drogas e armas

Foto: PF/Divulgação

Operação da PF desarticula grupo criminoso; mandados foram cumpridos em Florianópolis

Uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas e armas de fogo, liderada por empresários das cidades de Cascavel e Toledo, no Paraná, foi alvo de uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal nesta segunda-feira (17).

Ao todo, a Operação Contraface cumpriu nove mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão e 22 mandados de sequestro de bens e valores. Eles foram cumpridos nas cidades de Cascavel, Toledo e Medianeira, no Paraná, Florianópolis, em Santa Catarina e Erechim, no Rio Grande do Sul.

 

Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável por importar maconha e pistolas do Paraguai, que eram armazenados provisoriamente em diversos depósitos espalhados no oeste do Paraná. Os empresários adquiriam veículos, especialmente caminhões, para transportar as mercadorias e constituíam empresas fictícias para mascarar as propriedades.

Ainda segundo a PF, os criminosos criavam compartimentos ocultos nesses veículos e simulava a venda a para os motoristas contratados para dirigi-los. As drogas e armas traficadas eram transportadas para vários estados do Brasil. O dinheiro obtido com o tráfico era lavado em contas bancárias abertas em nomes de pessoas físicas e jurídicas “laranjas”.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As investigações iniciaram em maio de 2023 e resultaram na apreensão de diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha e oito pistolas.

Operação Drake

Em outubro do ano passado, quatro agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado foram presos suspeitos de escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha e venderem a droga nele armazenada. A ação ocorreu na deflagração da Operação Drake.

Esse caminhão caminhão pertencia ao grupo criminoso alvo da Operação Contraface deflagrada hoje. O motorista que conduzia o automotor foi liberado pelos suspeitos.