Governança municipal e desafios de gestão estão entre as principais pautas do Fórum / Foto: Fecam
A expectativa é reunir cerca de cinco mil participantes, especialmente prefeitos eleitos e reeleitos, na terceira edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), nos dias 6, 7 e 8 de novembro, na próxima semana, portanto, no ExpoCentro, em Balneário Camboriú. O evento, gratuito, é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e traz como tema central a “Governança rumo ao futuro das cidades”. Ressalte-se a iniciativa da Federação numa demonstração de interatividade, e até mesmo de preocupação quanto aos passos dos gestores.
Programação abrangente
O evento, trará palestras divididas, centradas e contextualizas, com o objetivo de esclarecer e apontar caminhos na nova jornada administrativa dos líderes municipais. Serão temas abrangentes, tais como, educação, saúde, turismo, sustentabilidade e empreendedorismo, e até mesmo sobre mudanças climáticas e os impactos na gestão pública, além de temas como mobilidade urbana, gestão de recursos e a participação feminina na política. Encerrando a programação, um painel do Fórum Parlamentar Catarinense reunirá deputados federais e senadores com prefeitos de todo o estado para discutir pautas estratégicas. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para os novos gestores adquirirem conhecimento e estabelecerem contatos importantes que podem contribuir para o fortalecimento da administração pública em seus municípios.
Homenagem a Wirto Schaeffer, um dos desbravadores do turismo em SC
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC, irá prestar homenagem honrosa ao hoteleiro Wirto Schaeffer, no próximo dia 5 de novembro, quando é comemorado dia Mundial do Hoteleiro. A horaria é por sua contribuição ímpar ao desenvolvimento da infraestrutura turística em várias cidades catarinenses. Segundo sua diretoria, a ABIH-SC terá a honra de reconhecer a trajetória de Wirto Schaeffer. Wirto, um visionário desbravador do turismo catarinense, especialmente da Serra, disse estar honrado com a homenagem. Quem o conhece, sabe da visão desbravadora dele. Trata-se de um dos maiores empresários da hotelaria catarinense. Ao longo da história, construiu sua jornada de hoteleiro, especialmente, com a implantação de obras estruturantes de novos hotéis, em diversas regiões do estado, durante as décadas de 80, 90 e que chegam ao início do terceiro milênio.
Florianópolis
Em Florianópolis, construiu um prédio que foi o primeiro Hotel, com elevador e centro de convenções, o Hotel Itaguaçu. A construção do segundo hotel, em Treze Tílias, teve muitos desafios, mas finalmente, se tornou realidade, o Treze Tílias Park Hotel. Também em Piratuba (Águas Termas de Piratuba Park Hotel); em Curitibanos (Aimoré Park Hotel), em São Joaquim (São Joaquim Park Hotel), sendo na época, o maior da Serra Catarinense. Também em Urubici (o Urubici Park Hotel); e, em São Pedro de Alcântara, o sétimo a ser construído (Resort Fonte de Alcântara Hotel)
Desbravador do turismo serrano
Por entender a importância da Companhia de Jesus (dos padres Jesuítas) na América -latina e mundo afora, teve a ideia de implantar a Rota dos Jesuítas. (inclui 12 municípios catarinenses e gaúchos). Também o pioneirismo do roteiro que tem dedicado participação ativa, e que trata da integração das serras catarinense-gaúcha, através da Rota turística “Caminhos da Neve”, aprovada em projeto da Senadora Ivete da Silveira e sancionada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Hoje, BR-438 liga a BR-285 no RS e a BR-282 em SC. Encurta a distância entre Gramado e Florianópolis em mais de 140km., apresentando uma visão deslumbrantes dos Cânions verdes e parques geodésicos da Unesco, integrados a ONU. Wirto Schaeffer não tem dúvida, ao afirmar que o turismo é uma das maiores indústrias do planeta, gerando mais de 12 milhões de empregos diretos em todo o mundo.