7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Entenda o que causou tsunami que atingiu Laguna no sábado (11)

Fenômeno meteorológico fez o mar subir rapidamente e causou também tornado na região

O Litoral Sul de Santa Catarina foi a região mais afetada por vendavais, tornado e um “meteotsunami” – fenômeno conhecido como tsunami meteorológico, de difícil previsão e ocorrência não muito comum de ser observada. Além das fortes rajadas de vento na região, a passagem de uma Linha de Instabilidade foi um dos principais fatores para a ocorrência do fenômeno que atingiu a praia do Cardoso, em Laguna, na tarde de sábado (11)

Por volta das 16h daquele dia, o mar avançou em direção ao continente. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico. As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.

 

As linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano. Assim, a altura da onda é amplificada e ao se propagar em direção à costa pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em um curto período de tempo (minutos), o que provoca uma subida rápida de maré podendo ocasionar ressaca e inundações costeiras.

Durante o período da tarde, o avanço de áreas de instabilidade a partir do nordeste do Rio Grande do Sul, ao encontrar a atmosfera bastante aquecida na região, juntamente com presença de sistemas de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera, favoreceram a intensificação dos temporais no Litoral Sul.

Tornado de curta duração pode ter ocorrido em Tubarão

No município de Tubarão, foram registrados danos em estruturas com telhas metálicas retorcidas, além da queda de árvores e galhos. Dados da estação meteorológica instalada na cidade, imagens do radar meteorológico e as fotos dos estragos, além de relatos da população, dão conta de que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região em meio à forte tempestade que avançou pela região aproximadamente entre as 15h30 e 16h30min.

O sábado também foi marcado por altas temperaturas em todo estado de Santa Catarina, especialmente em áreas do Litoral Sul e Extremo Oeste. No Litoral Sul, as temperaturas chegaram aos 40,3°C em Urussanga (a maior temperatura para o mês de novembro desde 1985), 38,6°C em Siderópolis, 38,1°C em Nova Veneza, 37,8°C em Gravatal e 36,9°C em Tubarão.

 

Fotos: Divulgação SDC