Por: Juliana Bartholomey | Foto: Vanessa Sampaio
Confira as curiosidades sobre a data e aprenda como preparar um tradicional Chimarrão
Churrasco, chimarrão e bombacha são alguns símbolos da cultura tradicional gaúcha, celebrada nesta sexta-feira, 20 de setembro, Dia do Gaúcho. A data comemorativa, instituída pela Lei Nº 9.405 em 1991, marca não apenas a valorização das tradições do Rio Grande do Sul, mas também o início da Revolução Farroupilha, que começou na mesma data em 1835.
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi um movimento liderado pela elite gaúcha contra o governo do Império do Brasil. Com duração de dez anos, de 1835 a 1845, foi a mais longa revolução do país, defendendo ideais de liberdade, igualdade e federalismo. O conflito marcou profundamente a história do Rio Grande do Sul, que chegou proclamar-se à época República Rio-Grandense, e é até hoje lembrado como um símbolo de resistência e busca por autonomia.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Vai um chima aí?
Além da memória histórica, a data é uma oportunidade de celebrar as tradições do estado, e o chimarrão se tornou um dos símbolos mais marcantes dessa cultura, com as trocas de saberes entre os indígenas, tropeiros e outras comunidades do sul da América do Sul. A bebida típica, feita com erva-mate moída, cuia e bomba, faz parte do cotidiano dos gaúchos — até mesmo os que moram em outros estados.
Para quem deseja comemorar o Dia do Gaúcho com um pouco dessa tradição, preparar um chimarrão é uma excelente maneira de entrar no clima. A combinação de erva-mate com água quente é uma prática social que une gerações no sul do Brasil. Confira a seguir o passo a passo para fazer um bom chimarrão e aproveitar essa tradição:
- Preencha cerca de 2/3 da cuia com erva-mate verde.
- Cubra a abertura da cuia com o cevador (também chamado de vira-mate) ou use a mão, inclinando a cuia de forma que a erva fique concentrada em um dos lados.
- Com a cuia ainda inclinada, despeje um pouco de água quente (não fervendo) para umedecer a erva. Espere até que a água seja completamente absorvida.
- Com o dedo tampando a ponta da bomba, insira-a até o fundo da cuia, enterrando-a na erva umedecida.
- Sirva-se! Reabasteça com mais água quente sempre que a infusão acabar. Agora você já sabe como preparar um bom chimarrão!
@poschmitz Booom dia 💛🌻 Vim te ensinar a fazer o chimarrão tradicional de forma bem fácil🧉 Se tu é do Sul, me conta como tu prepara teu mate? #chimarrao #sul #riograndedosul #tradicao #fyp