Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Regiões mais afetadas são Grande Oeste e Litoral Sul
Santa Catarina enfrenta uma forte onda de calor nesta semana. Em algumas cidades do Litoral Sul, como Meleiro, Criciúma, Sombrio e Jacinto Machado, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C nessa terça-feira (11), segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil estadual (SDC).
O meteorologista chefe da SDC, Felipe Theodorovitz, explica que o calor extremo é efeito de um fenômeno chamado bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco. “Esse bloqueio faz com que o ar quente fique represado sobre Santa Catarina, elevando as temperaturas de forma intensa e prolongada. O calor será mais forte no Oeste e no Litoral Sul, mas todas as regiões sentirão o impacto”, explica.
Com o ar quente fique sobre o estado, as temperaturas chegam facilmente acima dos 40°C em algumas regiões, e combinadas à umidade do ar, favorecem a sensação de abafamento.
A situação exige atenção, especialmente para os riscos à saúde. O calor excessivo aumenta os riscos de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol entre 10h e 16h, se mantenha hidratada e procure locais ventilados. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas estão entre os mais vulneráveis ao calor extremo. Além disso, é essencial garantir ainda que os animais de estimação tenham acesso à água fresca e sombra.
Confira lista das maiores temperaturas registradas nessa terça-feira (11)
- Meleiro: 41.1ºC
- Criciúma: 40.6ºC
- Sombrio: 40.1ºC
- Jacinto Machado: 40.0ºC
- Gravatal: 39.5ºC
- Pinheiro Preto: 39.4ºC
- Urussanga: 39.3ºC
- Praia Grande: 39.3ºC
- Nova Veneza: 39.3ºC
- Içara: 38.6ºC
- Itapiranga: 38.3ºC
- Águas Mornas: 38.1ºC
- Ouro: 37.4ºC
- Antônio Carlos: 37.1ºC
- Tubarão: 36.9ºC
- Schroeder: 36.9ºC
- Lontras: 36.9ºC
- Jaguaruna: 36.6ºC
- Corupá: 36.5ºC
- Caibi: 36.4ºC
Incêndio atinge fábrica de fantasias de carnaval no Rio de Janeiro
Local guardava fantasias do desfile das escolas de samba Império Serrano e Bangu, pelo menos 21 pessoas foram resgatadas e 12 ficaram feridas em estado grave
As chamas iniciaram na manhã desta quarta-feira (12) em uma fábrica de fantasias de carnaval, na zona norte do Rio de Janeiro. O local funcionava 24 horas por dia para poder atender a demanda do carnaval. Muitos funcionários dormiam na confecção no momento que o incêndio teve início. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Muitos funcionários ficaram presos no prédio e grades precisaram ser removidas das janelas para o salvamento das vítimas. Pelo menos 21 pessoas foram retiradas do local.