O diferencial é que a ação foi adotada pela escola municipal como base de ensino, elas capacitaram os profissionais de educação e apuraram os olhares para crianças com altas habilidades
A Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, no Norte da Ilha, em Florianópolis, desenvolveu uma ação para estimular estudantes que possuem talentos diferentes. Aquela criança que se interessa por temas específicos ou aquela que mostra habilidades não convencionais, ganham a atenção especial dos professores.
A educação especial já é uma modalidade de ensino e incentivada pela Política Nacional de Educação da Perspectiva Inclusiva, desenvolvida em 2008. O local está preparado para receber crianças de todas as idades, que possuem autismo, deficiência intelectual ou aquela superdotada.
Assim, essas características que fazem do estudante único podem ser identificadas em sala de aula. Para desenvolver as habilidades reveladas pelos alunos, a escola aposta em oficinas e atividades extracurriculares.
Algumas dessas atividades podem, inclusive, ajudam crianças com ansiedade ou mesmo depressão. Mais de 20 estudantes já foram identificados com altas habilidades na instituição e outros 55 estão em processo de triagem. O método aplicado em conjunto com profissionais da psicologia e da educação estão transformando vidas de alunos com inteligência acima da média na escola.
A instituição pretende desenvolver esse projeto, tornando o método cada vez mais inclusivo e abrangente. O objetivo é fazer com que toda criança, mesmo aquela que se sinta deslocada, seja acolhida no ambiente escolar.
Confira a matéria completa do SC Acontece: