Segundo o MPSC, 11 consumidores relataram que não receberam devolutiva de valores pagos após solicitarem cancelamento dos cursos
A Escola de Gastronomia Chef Gourmet, de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, será investigada por omissão de responsabilidades. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, a instituição, antes denominada Chef Gourmet Escola de Gastronomia Jaraguá do Sul Ltda, mudou o nome após ser denunciada por 11 estudantes, em dezembro de 2024.
O Promotor de Justiça Rafael Meira Luz, responsável pela investigação, destacou que “a sucessão empresarial entre Chef Gourmet e Cheff Instituto Gastronômico pode evidenciar uma tentativa de fugir das responsabilidades contratuais. Nosso objetivo é garantir que todos os consumidores lesados sejam devidamente ressarcidos”.
De acordo com o MP, ao menos 11 consumidores relataram que cancelaram a matrícula por conta de atrasos e mudanças nas datas das aulas. Ao pedirem a devolução de valores, os representantes da instituição não compareceram às audiências, o que demonstra a falta de interesse dos sócios da escola em resolver os problemas dos consumidores.
Diante desta situação, o Ministério Público vai calcular os prejuízos causados e convocar os consumidores lesados a apresentarem suas reclamações e documentos junto à sétima promotoria da Comarca de Jaraguá do Sul. Além disso, foram solicitados alvarás sanitários e de funcionamento, bem como certidões de propriedade do imóvel onde a empresa operava, para aprofundar a investigação.
A reportagem do Portal TVBV Online tentou contato com a escola para saber o posicionamento diante das acusações, porém não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Carreta sem para-brisa e caminhoneiro de capacete
PRF flagra veículo acidentado que trafegava sem qualquer condição de segurança
A situação ocorreu na manhã desta quarta-feira (09) na BR 163 em Guaraciaba. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizavam a rodovia quando flagraram uma carreta circulando sem qualquer condição de segurança.