Com 47 obras simultâneas entregues e em andamento, programa Estrada Boa restaura rodovias com concreto e asfalto
Até os meses de abril e maio, Santa Catarina deve ter 80% das rodovias estaduais em boas e ótimas condições. É o que projeta a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) no marco de 18 meses do programa Estrada Boa. A meta inicial era reverter a situação de 73% dos 5,1 mil quilômetros de asfalto que se encontravam em condições ruim/péssimas até junho de 2025.
O Estrada Boa foi idealizado em agosto de 2023 pelo governador Jorginho Mello, com o objetivo de ser o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina. Desde o lançamento, foram 47 obras simultâneas, muitas delas já inauguradas, em diferentes regiões do estado. Neste período, o orçamento inicial foi expandido de R$ 2,1 bilhões para R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento.
“Quando completamos um ano do Estrada Boa, tínhamos 50% das estradas entre boas e ótimas. Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para mudarmos o patamar das rodovias catarinenses. É compromisso do meu governo cuidar da infraestrutura e logística. Estrada em condições é mais segurança para quem trafega, é mais agilidade e menos custos para quem produz no nosso estado. Por isso vamos buscar sempre investir o que pudermos para melhorar nossas estradas”, declarou o governador Jorginho Mello.
Dentre dos objetivos, o Estrada Boa irá revitalizar mais de 1 mil quilômetros de estradas estaduais. Atualmente, já foram entregues 400 quilômetros de rodovias revitalizadas e mais 1,4 mil estão em andamento, com previsão de entrega também para entre abril e maio.
Pavimentações em asfalto e concreto
Outra meta do Governo do Estado é chegar em 2026 com pelo menos 360 quilômetros de chão/terra/leito natural totalmente asfaltados, do total de 1 mil quilômetros de estradas nessas condições identificadas por Santa Catarina. De acordo com a SIE, estes projetos de pavimentação estão distribuídos entre 23 contratos de obras, das quais algumas já foram finalizadas, a exemplo da SC-443 em Nova Veneza, inaugurada em dezembro de 2024 e a SC-484, entre Guatambu e Caxambu do Sul, inaugurada ao final de 2023.
Com característica similar às pavimentações, os contratos de restauração do Estrada Boa visam reconstruir pavimentos asfálticos que já não podem mais ser recuperados apenas com revitalizações, mas que precisam de estruturas novas e capacidade muito maior de suporte de cargas.
Um exemplo é a SC-477 entre Papanduva, Major Vieira e Canoinhas, que tem seus 35 quilômetros cobertos por concreto de 21 cm de espessura, o que deve aumentar a durabilidade em cinco vezes se comparado a um pavimento convencional de asfalto, além de receber ampliação de pistas e melhorias diversas. O mesmo material será utilizado nas rodovias SC-160, entre Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste; e a SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê.
Nova rodovia traz segurança a moradores da Grande Florianópolis
Além de repaginar vias que estavam há 30 anos sem receber qualquer atenção por parte do poder público, o Estrada Boa também está entregando estruturas que nunca chegaram a sair do papel. A população de São Pedro de Alcântara, por exemplo, em breve vai ter uma estrada nova. A SC-281, que liga o município até Angelina, está em obras que irão melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores.
“Há mais de 20 anos é prometida essa obra. Passa governo e vai prometendo asfalto e que vai melhorar e nunca veio. Agora o negócio tá indo, tá funcionando. É uma obra muito importante pra nós, porque se você come alface, tempero verde, morango, ovos, leite, se produz aqui ou passa por aqui”, explica o morador do bairro Santa Filomena, Isonir Clovis Westphal Filho.
Outro morador do local, Celso Garcia Torre, afirma que o atual governo foi quem passou a olhar com mais atenção para a estrada. “Essa obra está sendo esperada há muito tempo. Por aqui se escoa alimentos dos agricultores e eles precisam de uma estrada boa. Nenhum carro aguenta passar nessa estrada, quebra todo dia. A gente tem gastado muito dinheiro por causa dessa estrada. Todo mundo que passa aqui reclama. Quando é chuva, é um lamaçal, buraco, cheio de buraco, quebra amortecedor de carro. Esses dias mesmo estava um ônibus escolar enguiçado, as crianças se atrasaram para a escola”, conta.
Governador ainda não nomeou novo procurador geral de justiça do Estado
Assista ao comentário do Prisco desta quinta-feira (13)
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão influenciando de forma indevida a política catarinense. Por conta da pressão para cima do governador Jorginho Mello para nomear Vanessa Wendhausen Camargo, o mesmo ainda não decidiu quem será o novo Procurador de Justiça do Estado.