Foto: BWT Alpine F1 Team
Oliver Oakes deixa a Hitech em categorias de formação para substituir Bruno Famin
A Alpine anunciou nesta quarta-feira (31) a contratação de Oliver Oakes para assumir o posto de chefe de equipe. Até então, as operações da marca na Fórmula 1 eram lideradas por Bruno Famin, que foi realocado em outras funções dentro do organograma da Renault, proprietária do time.
Oakes vinha atuando como CEO e chefe de equipe da Hitech em categorias de formação, com destaque para a Fórmula 2. Na função, irá responder diretamente a Luca de Meo, o CEO da Renault. A estreia deve acontecer no GP da Holanda, entre 23 e 25 de agosto.
“Esta equipe está sendo construída para o sucesso futuro, e isso pode ser visto na nomeação de Oli para um papel de liderança. Estamos ansiosos para aproveitarmos seu entusiasmo, sua energia e sua paixão pela corrida, percebendo sua mentalidade por todo o time”, elogiou De Meo.
“Estou feliz por termos conseguido recrutar Oli Oakes para nosso projeto de Fórmula 1. Oli é altamente talentoso, com um grande histórico de liderança e sucesso nas corridas. Sua mudança para este papel é um grande exemplo da força e da crença que temos e nossa equipe, e em pessoas jovens que chegam. Estou animado para trabalhar de perto com ele, com um foco conjunto em evoluirmos no grid e vencermos corridas”, acrescentou Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine.
Aos 36 anos, Oliver Oakes começou a carreira no automobilismo como piloto. Foi campeão mundial de kart em 2005 e chegou a integrar o programa de formação de pilotos da Red Bull entre 2006 e 2007. No entanto, sem resultados satisfatórios, abandonou a trajetória nas pistas no fim de 2010, depois de disputar a então GP3.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A partir de 2011, o britânico passou a atuar ativamente como dirigente. Primeiro, com uma equipe própria de kart. Em 2015, tornou-se sócio da Hitech GP, que conta com carros na Fórmula 2 (desde 2020) e na Fórmula 3 (desde 2019), entre outras categorias. O time chegou a se candidatar a uma vaga na F1, mas sem sucesso.
“Sou extremamente grato a Luca de Meo e Flavio Briatore por esta oportunidade de liderar a BWT Alpine F1 Team de volta à competitividade. A equipe tem gente talentosa e excelentes recursos em seu cerne, e eu acredito que poderemos cumprir este grande acordo juntos durante o restante da temporada e a longo prazo. Estou ansioso para começarmos depois da pausa de verão”, comemorou Oakes.
A Alpine vem na oitava colocação do Mundial de construtores, com 11 pontos em 14 etapas.