16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Feriadão terá temporais e mar agitado em SC; Defesa Civil emite alertas

Ciclone extratropical deve causar chuvas volumosas em todo o estado; estragos já foram registrados

O feriadão que se inicia neste Dia de Finados terá tempo instável e mar agitado em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu alertas meteorológicos avisando sobre temporais com chuva intensa entre esta quinta (2) e a sexta-feira (3), com maior risco de ocorrências em áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Há risco alto de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores nessas áreas, enquanto o restante do estado está em zona de risco moderado. Cidades do oeste já registraram estragos causados por alagamentos e deslizamentos após a chuva desta madrugada.

O mau tempo é causado pela formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em Santa Catarina. As chuvas devem persistir ao longo desta quinta, com os maiores acumulados no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o RS. A chuva mais intensa é esperada entre a madrugada e a manhã de sexta-feira, quando novas instabilidades avançam pelo Grande Oeste e se espalham para o restante do estado.

 

No período, são esperados acumulados expressivos que variam de 100 a 130 mm nas áreas em laranja e de 50 a 100 mm nas áreas em amarelo, com pontuais podendo ficar acima dos valores previstos em todas as regiões.

Alerta para o litoral

A Defesa Civil emitiu também um aviso para mar muito agitado e ressaca a partir da noite de sexta-feira até o domingo (5).

Segundo o órgão, o ciclone extratropical no oceano favorece os ventos persistentes (com vento médio entre 30 e 40 km/ rajadas entre 60 e 70 km/h, podendo ser ultrapassadas pontualmente) na costa de Santa Catarina, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, deixando o mar muito agitado e com ressaca. São esperadas ondas de sudoeste com altura entre 3,0 e 4,0m, trazendo risco alto para atividades de pesca e navegação e erosão costeira.