7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Rodrigo C. Medeiros

FIIs de Renda Urbana

Que tal ser proprietário do imóvel no qual funciona o supermercado próximo da sua casa?

Aquele excelente terreno, com um imóvel de baixo custo, gerando um excelente aluguel. Isso é possível e esses são os fundos que classificamos como renda urbana, o qual vamos conhecer um pouco mais hoje.

A nossa coluna tem sido dedicada, na terça-feira, a apresentar mais para o leitor sobre o incrível universo dos fundos de investimentos imobiliários. Já conversamos sobre o que são, como investir e sobre os fundos que investem em imóveis de shoppings, escritórios e galpões logísticos. Hoje chegou a vez de falamos deste que é um dos meus setores preferidos dos FIIs, o de renda urbana.

Um FII de renda urbana é um fundo que compra imóveis comerciais com o objetivo de alugar. É um nome bastante genérico, pois vai se classificar em renda urbana um fundo com imóveis comerciais e que não seja um shopping, um galpão logístico ou um prédio de escritórios. Pode ser um fundo com imóveis alugados para universidades, farmácias, agências bancárias, clínicas médicas, supermercados etc.

 

Atualmente os dois maiores FIIs de renda urbana no Brasil possuem o seu foco em ter imóveis que são alugados para supermercados. Normalmente são contratos de longo prazo, entre 10 e 20 anos, com multas muito elevadas em caso de rescisão.

O grande destaque desses fundos de investimentos imobiliários e que me faz os colocar entre os meus preferidos são as características dos imóveis. Os imóveis são marcados por grandes terrenos com construções de pequeno porte e em regiões com um bom adensamento populacional.

Como sabemos, terrenos possuem, normalmente, uma capacidade de valorização no longo prazo superior que a sua própria construção que está em cima. Se a construção não for muito grande e aqui estamos falando para cima, como um prédio de escritórios, o imóvel tenderá a ter uma valorização acima da média.

Uma boa valorização do imóvel é o que vai garantir a proteção do seu patrimônio no longo prazo, bem como a geração de um aluguel elevado, consequentemente, rendimentos melhorando com qualidade ao longo do tempo.

É assim que vislumbro boa parte dos FIIs de renda urbana, pois são imóveis com terrenos grandes, bem localizados e com construções relativamente pequenas e fáceis de terem manutenção, como os supermercados.

Os rendimentos médios desses FIIs ficam em 0,65% a.m., já líquido de todos os custos, o que, comparado com um aluguel de imóvel físico urbano normal, é um excelente patamar. Assim, os FIIs de renda urbana são mais uma das classificações e sempre uma opção para o investidor avaliar de ter em seus investimentos.

Foto: Freepik/Reprodução