24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Filho de Jair Bolsonaro circulou pela Serra durante o feriadão

Jair Renan, o quarto filho do ex-presidente Jair Bolsonaro esteve visitando a Serra durante o feriadão de 7 de setembro. No sábado esteve em Lages, acompanhado do empresário Emílio Dalçoquio. Ambos foram recebidos pela ala conservadora. Almoçaram e fizeram um tour pela cidade para conhecer os principais pontos turísticos. Na região Jair estiveram na Festa da Maçã, em São Joaquim, e ainda tiraram tempo para visitar Urubici. Pelo que consta, gostaram muito do que viram. Quem esteve com ele, caso da jornalista lageana Cris Menegon, o definiu como sendo dono de um sorriso ímpar, tranquilo, respondeu às perguntas tranquilamente dentro do possível. “Renan, é um garoto de apenas 25 anos, que sabe o peso de carregar o sobrenome de seu pai, e não se acovarda jamais, seguindo os pilares de Deus, Pátria, Família e Liberdade.”, disse Cris. Por fim, vale salientar que está começando a vida política, reside em Balneário Camboriú, onde tem pretensão de se candidatar a prefeito em 2024.

Primeiro suplente do PSD assume cadeira na Alesc

José Caramori / Foto: Bruno Pace Dori / DI

Ex-prefeito de Chapecó e suplente do PSD a deputado estadual toma posse nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, por 30 dias, em vaga aberta pelo deputado Napoleão Bernardes. Será a primeira vez na carreira política de José Cláudio Caramori no exercício do cargo de deputado. Ele que somou 24.394 votos. O ato de posse acontece às 14 horas. Pelo tempo de assento na cadeira de deputado ele se tornará o 12º integrante da bancada do Oeste, a maior do parlamento catarinense. Aos 64 anos, José Caramori administrador de empresas, com pós em gestão em seguros, justamente o ramo em que atua. Entrou na vida pública como vereador em 1993. Para quem não sabe, José é irmão do ex-deputado estadual Reno Caramori.

Casan paga as primeiras indenizações

Novos adiantamentos nesta segunda (11) / Foto: Ascom Casan

Os catarinenses, e toda a opinião pública têm acompanhado a movimentação da Casan, em torno do atendimento às famílias do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, e que sofreram com o rompimento do reservatório de água. Nesta segunda-feira (11), segundo a assessoria da empresa, mais 17 famílias foram atendidas, fechando um total de 57 desde o sábado, chegando assim a um total de R$ 630 mil em antecipação de indenizações por danos físicos relacionados à enxurrada. O valor médio de indenização foi de R$ 11 mil. Além disso, 11 veículos já estão encaminhados para indenização total. A avaliação inicial indica aproximadamente 220 famílias atingidas e 90 veículos danificados. Os adiantamentos estão sendo feitos aos danos em veículos, eletronegativos e roupas, entre outros. Não entram ainda prejuízos nas residências, como muros e estruturas. A meta da Companhia é atender a maior parte das antecipações até o próximo fim de semana. Enquanto isso, na abertura dos trabalhos na Alesc, nesta terça-feira (12), este deverá ser o assunto principal, incluindo pedidos de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Comissão Temporária ouve presidente da Casan

Foto:  Suyanne de Azevedo

Em Florianópolis, os vereadores que integram a Comissão Temporária que acompanha os desdobramentos do rompimento de um reservatório da Casan na comunidade do Monte Cristo, região continental de Florianópolis, se reuniram na manhã desta segunda-feira (11) com o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Edson Moritz. O encontro teve como objetivo prestar informações do trabalho feito até o momento pela empresa e as próximas providências de assistência de indenização às famílias atingidas. Ao todo 150 casas foram afetadas, prejudicando cerca de 400 pessoas da comunidade. O diretor-presidente, Edson Moritz, destacou os esclarecimentos sobre o andamento de assistência aos atingidos expostos na reunião da comissão.

Assume procurador-geral no TCE

Foto: Ascom TCE

Tomou posse nesta segunda-feira (11), o procurador do Estado Loreno Weissheimer tomou, no cargo de procurador-geral no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Ele é o primeiro a exercer a função no setor recém-criado pela corte de contas catarinense. A nomeação ocorreu por meio de ato do presidente do TCE, Herneus de Nadal, que designou o ex-corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para exercer a chefia da Procuradoria Jurídica do Tribunal de Contas. A estrutura foi criada há cerca de um mês por meio da Lei Complementar 833/2023. Vinculada ao Gabinete da Presidência do tribunal, a área vai prestar consultoria e assessoramento jurídico ao órgão administrativo por meio do trabalho do procurador-geral nomeado e de dois procuradores-gerais adjuntos. O ato de posse foi prestigiado por procuradores do Estado, servidores e representantes das associações que representam os diferentes profissionais que atuam na PGE. O presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, encerrou a sessão dizendo que “o convite é um reconhecimento à atividade profissional destacadíssima do procurador Loreno”.

Falta de decoro

Em Lages, avança a decisão do PSD local em provocar o pedido de cassação ao vereador Jair Junior (Podemos), por falta de decoro. Entre os motivos, o fato de o vereador ter extrapolado na função de relator da CPI da Semasa, quando interrogou os ex-prefeitos Elizeu Mattos, e Raimundo Colombo. Acusações fora do contexto da CPI motivaram a atitude da ala pedessista. Em o processo avançando, Jair que pretende ser candidato a prefeito, poderá ficar inelegível por oito anos.