16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Fim de semana terá novos temporais com possibilidade de alagamentos

Defesa Civil emitiu aviso meteorológico para a sexta-feira (27) e o sábado (28), com maior atenção para áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte

Após o sol finalmente dar as caras novamente em Santa Catarina durante a semana, a sexta-feira (27) se aproxima com previsão de formação de uma área de baixa pressão, que deve voltar a trazer temporais com chuva intensa e volumosa acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e novas ocorrências de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

A Defesa Civil emitiu na quarta-feira (26) um aviso meteorológico para a sexta e o sábado (28), especialmente para as regiões entre o Grande Oeste, planaltos e o norte do estado. São esperados acumulados de chuva volumosos que variam entre 120 e 160 mm, com valores que podem se aproximar dos 200 mm próximo à divisa com o Paraná. Nas demais áreas do estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

 

Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Há risco alto para alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

A Epagri/Ciram e a Defesa Civil ressaltam que as previsões do tempo e a situação hidrológica podem sofrer alterações e por isso devem ser acompanhadas diariamente nos órgãos oficiais.

Como vem o verão?

A metade da primavera se aproxima com chances de temporais intercalados com períodos de melhora no tempo, além de chuvas volumosas, causados por um sistema de baixa pressão associado ao ar quente e úmido que vem da floresta amazônica.

O meteorologista Piter Scheuer explica que os meses de novembro e dezembro apresentam naturalmente chuvas acima da média. “O clima abafado marca cada vez mais presença. Teremos um verão quente, abafado e com risco de temporais por conta do calor associado à alta umidade”, afirma.

Confira o alerta detalhado de Scheuer para o tempo no fim de semana:

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM