Muitas empresas oferecem desconto na semana do Dia do Consumidor, 15 de março, mas precauções devem ser tomadas para não cair em golpes; veja como se precaver
Dados da empresa PSafe, de cibersegurança, indicam que mais de mil tentativas de fraudes financeiras digitais foram registradas por hora, no Brasil, em 2022. A advogada Roberta Von Jelita explica medidas de precaução para aproveitar as promoções e fugir de golpes no Dia do Consumidor. Veja vídeo abaixo.
Roberta chama a atenção para a prática do fishing — pescaria, em inglês — que acontece geralmente pelo envio de algum link falso, dizendo que há um boleto a ser pago. Geralmente a mensagem é enviada por chat de redes sociais ou e-mail, onde a pessoa clica e é direcionada para a fraude, explica a advogada.
Caso a pessoa caia em golpe, Roberta orienta que seja feito um boletim de ocorrência e, depois, entre-se em contato com o banco, pedindo para cancelar todas as operações futuras e também o ressarcimento dos valores gastos após o golpe. Caso o banco se recuse a fizer isso, as opções são o site do Governo Federal, consumidor.gov.br, o Procon ou diretamente com um advogado.
Confira mais na reportagem do SC Acontece
Foto: Freepik / Reprodução