16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis apresenta calendário da coleta seletiva de verdes para 2023

Florianópolis, a capital que mais recicla, implantou a coleta seletiva de verdes (restos de jardins) de porta em porta em 2020, durante a pandemia. De lá pra cá, o serviço vem ganhando adesão em todos os bairros, especialmente na Daniela, Jurerê, Canto da Lagoa, Campeche e Pântano do Sul. Este ano, a produção deve passar de 4,8 mil toneladas, aumento de 44% em relação ao primeiro ano de implantação do serviço.

Além dos ganhos ambientais, a seletiva de verdes da Prefeitura de Florianópolis proporciona economia aos usuários. Serviços de jardinagem nos domicílios, por exemplo, já são marcados de acordo com a agenda de coleta de verdes. De modo que os restos de poda sejam entregues para a coleta pública na porta, sem necessidade de levá-los até os Ecopontos.

Em 2023, informa a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia, serão mantidas entre nove e 10 rodadas por bairro de Floripa, de acordo com o calendário anual. A coleta de verdes segue normalmente no período de festas e recomeça já na segunda-feira, 2 de janeiro. Durante a temporada, o calor costuma aumentar a necessidade de manutenção de quintais e jardins e o serviço estará disponível.

 

A Smma também oferece serviço de remoção de volumosos por agendamento, pelo WhatsApp, caso em que não serão recolhidas podas. As podas só serão recolhidas conforme calendário anual por bairro.

Agendamento remoção de volumosos

Para ter acesso ao serviço de remoção agendada de volumosos, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3271 6833 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

Calendário 2023 da seletiva de verdes disponível clicando aqui.

Foto: Leonardo Sousa/Divulgação PMF