Levantamento realizado pelo Data Fórum analisou e ranqueou a eficiência da comunicação de administrações municipais nas redes sociais
Por Fernando Bortoluzzi / Portal TVBV
O perfil oficial da Prefeitura de Florianópolis no TikTok lidera o ranking de cidades brasileiras com o maior número de interações na plataforma. É o que revela um levantamento inédito feito pelo Monitor Data para o Data Fórum, da Revista Fórum. A pesquisa analisou o desempenho dos perfis oficiais das prefeituras e mostra o impacto e o engajamento das contas oficiais das governanças municipais no X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube, com base em dados do mês de março de 2024.
Na rede social de vídeos curtos, sucesso de popularidade de trends e circulação de conteúdo, o perfil @prefflorianopolis conquistou 21,84% do engajamento entre o público, que inclui 13,3 mil seguidores e uma média de 82 mil interações nas publicações, revelando um impacto excelente de comunicação no TikTok.
A comunicação pública de Florianópolis também é destaque entre todas as plataformas analisadas com a publicação mais popular. Segundo a análise do Data Fórum, O vídeo do TikTok da campanha de vacinação contra a gripe, que apresenta a carismática personagem Joaquina ao lado do Zé Gotinha fazendo uma paródia do hit “Aquariano nato” de MC Saci, tem mais de 73 mil interações.
Confira o vídeo
@prefflorianopolis Vacinadora nata💉 A Joaquina e o Zé Gotinha vieram anunciar que já chegou a vacina da gripe e ela fica disponível até dia 31 de maio! Então, se você fizer parte do grupo prioritário, corre pra vacinar e se proteger 🩷 *Todos os centros de saúde possuem a vacina, exceto a Costa da Lagoa. #floripa #vacina #gripe #saude #florianopolis
A comunicação utilizada pela Prefeitura no TikTok é descontraída, tem caráter impessoal e busca dialogar com a população. Além da Joaquina, personagem criada para gerar identificação com o público manezinho, o perfil dispõe de informações de interesse público, dicas de atividades e locais para conhecer e comunicação de políticas e obras públicas. A linguagem é sempre descontraída e busca ficar por dentro das últimas tendências de criação de conteúdo na plataforma.
Importante não confundir o perfil institucional da administração de Florianópolis com o perfil oficial do prefeito Topázio Neto no TikTok, que também apresenta informações sobre a governança da Capital, mas com caráter mais pessoal, onde ele é o único protagonista nos vídeos. Diferente do canal oficial da administração, o prefeito conta com mais de 21 vezes o número de seguidores, alcançando 289,5 mil.
Ranking geral
No ranking geral das 100 cidades com a comunicação institucional mais eficiente nas redes sociais analisadas, a Prefeitura de Florianópolis fica em 6º lugar, atrás apenas das prefeituras de Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Niterói, mesmo sendo a 39ª no número de habitantes
No total, os perfis da Capital de Santa Catarina concentram somados mais de 572 mil seguidores e 234,7 mil interações do público. O perfil conquista uma média de 6,22% de engajamento entre seu público.
Na divulgação dos resultados da pesquisa, o Data Fórum explica que nem sempre o número de seguidores significa uma melhor comunicação, tendo em vista que cidades com menos seguidores podem conquistar um número maior de interações nas publicações, o que representa que surtiram melhor efeito e comunicaram melhor com os usuários das redes sociais.
“Nos últimos anos, a comunicação por redes sociais se transformou em uma importante ferramenta de aproximação entre os cidadãos e as prefeituras ao redor do Brasil. No entanto, não basta estar presente e fazer uma comunicação apenas burocrática; é preciso saber aproveitar os trendings de cada rede, os memes e, a partir daí, se aproximar das pessoas”, afirmou Marcelo Hailer, jornalista que assina a matéria da Revista Fórum.
Foto: Reprodução/Redes sociais