Se constatadas irregularidades, responsáveis devem ser autuados e até multados em caso de crime ambiental.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou na manhã desta quarta-feira, 08 de fevereiro, ação de inspeção em estações de tratamento de esgoto condominiais de 44 condomínios do loteamento Novo Campeche, no Campeche, Sul da Ilha.
A eficiência dos sistemas de tratamento está sendo verificada através das equipes da Blitz Sanear e do Floripa Se Liga na Rede, responsáveis pela coleta de amostras nos pontos de entrada e saída das estações.
“Após a análise de laboratório, em caso de irregularidade, os imóveis serão notificados e podem ser multados por crime ambiental. É importante que todos estejam cientes da destinação do esgoto doméstico e auxiliem na resolução de problemas quando forem de sua responsabilidade, uma postura que queremos difundir em toda a cidade por meio do Pacto pelo Saneamento”, destaca o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
Para que seja considerado regular, o resultado da análise precisa atender aos padrões definidos de acordo com a licença ambiental de operação do empreendimento. “A constatação de apenas um parâmetro fora do padrão é suficiente para que o sistema de esgotamento do condomínio esteja prejudicando o meio ambiente, e portanto, seja considerado irregular”, explica o superintendente de saneamento, Lucas Arruda.
Além de checar o funcionamento das estações, os síndicos de cada condomínio receberam material informativo sobre a regularização dos sistemas de esgoto, destinados para os moradores. A ação segue durante o dia e, em caso de impossibilidade de vistoria em algum dos locais, uma nova visita será agendada para a próxima semana.
Foto: PMF/Reprodução