10 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis lança projeto “Monitores Ambientais” para a temporada de verão

Os participantes do projeto receberão treinamento e atuarão nas Unidades de Conservação Municipais

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM, lançou o projeto “Monitores Ambientais”, nesta quarta-feira (26). Poderão participar estudantes de graduação ou curso técnico da área ambiental e afins, que realizarão monitoria em Unidades de Conservação Municipais durante a temporada de verão.

As inscrições devem ser feitas clicando aqui e se encerram no dia 14 de novembro. O período de estágio obrigatório e trabalho voluntário vai de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. O Departamento de Unidades de Conservação – DEPUC, entrará em contato com os cadastrados e selecionados para realizar entrevista posteriormente.

 

A atividade poderá ser realizada no formato de estágio obrigatório ou trabalho voluntário, ambos sem remuneração. A monitoria ambiental abrange atividades de educação ambiental e monitoramento nas Unidades de Conservação Municipais.

Desse modo, o monitor irá percorrer áreas utilizadas por moradores e turistas, fazendo registro de informações e dando orientações sobre a fauna e flora aos visitantes das unidades.

Para participar da monitoria, é necessário ser estudante de graduação ou de curso técnico nas áreas ambientais, como geografia, geologia, oceanografia, biologia, engenharia ambiental, agronomia, engenharia sanitária e ambiental, química, cursos técnicos de meio ambiente, gestão ambiental e afins.

Os monitores ambientais receberão treinamento de técnicos do Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM (DEPUC) sobre as Unidades de Conservação Municipais de Florianópolis, Ecossistemas do Município, Fauna e Flora, Serviços Ecossistêmicos, Sítios Arqueológicos e Gestão de Resíduos.

“Os monitores realizarão um trabalho de educação ambiental importante com os moradores e turistas nas unidades de conservação, uma vez que estes locais costumam receber mais visitantes durante o verão, colaborando assim com a preservação e cuidado com a natureza nessas áreas”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.