16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis notifica Celesc por mais de 80 locais com fiação irregular

Fiscais da Superintendência de Serviços Públicos fizeram uma força-tarefa nas últimas semanas para verificar irregularidades com relação a cabos e fios nos postes de Florianópolis. Durante as vistorias foi constatado fiação em excesso atrapalhando a circulação de pedestres e verdadeiros emaranhados de fios em desuso em vários bairros da cidade.

A maioria dos flagrantes foi registrado na Lagoa da Conceição e região central da cidade. A SUSP notificou a Celesc que é a empresa concessionária que opera a rede aérea na cidade.

Em alguns casos não houve resposta e nem a correção das irregularidades. Pela segunda vez foram feitas novas notificações e já se passaram 15 dias sem qualquer posicionamento da empresa.

 

Ao todo foram 86 notificações de cabos e fios soltos ou em excesso nos postes de Florianópolis. Para cada irregularidade a lei estabelece uma multa diária no valor de R$ 5.000,00. Diante das notificações o montante chega a R$ 430.00,00. Agora a Celesc tem 30 dias para se posicionar e caso isso não ocorra as notificações viram multas.

A Celesc informou através de nota “que até o momento não recebeu nenhuma notificação da prefeitura de Florianópolis e esclarece que vem trabalhando com equipes especializadas na fiscalização e no combate às irregularidades de cabos e fios de telefonia instalados por empresas de telecom em postes de todo o estado de forma irregular ou descumprindo os requisitos técnicos exigidos pela Celesc. Em Florianópolis, só em 2022, foram fiscalizados cerca de 1000 pontos e as empresas de telefonia foram notificadas. Após a notificação, se não houver regularização, a Celesc atua na retirada de cabos e limpeza dos postes. Em todo o Estado cerca de 55 mil postes foram fiscalizados e emitidas mais de 3 mil notificações”.

Confira imagens de ligações irregulares:

Fotos: PMF/Reprodução