11 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Florianópolis recebe Selo Nacional Ouro de Alfabetização

Foto: PMF

Município obteve pontuação máxima em iniciativas para letramento das crianças na idade certa

Nesta segunda-feira (10), em Brasília, Florianópolis foi reconhecida nacionalmente como uma das cidades que melhor alfabetiza crianças na idade certa em todo o Brasil. Além da Capital catarinense, que obteve pontuação máxima de acordo com os critérios utilizados, 2.591 municípios, 13 Estados e o Distrito Federal também receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 27 estados e 4.629 municípios se inscreveram para concorrer ao selo. Nove estados e 1.062 municípios alcançaram o Selo Prata e três estados e 533 municípios o Selo Bronze.

 

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi entregue ao prefeito Topázio Neto, que discursou após receber a honraria e destacou o Programa Floripa Alfabetizada, lançado em março de 2024.

“Este programa reúne diversas iniciativas, como a formação continuada de professores, seminários de socialização de boas práticas pedagógicas, avaliação e monitoramento da aprendizagem dos estudantes e a distribuição de materiais pedagógicos complementares”, observa.

O secretário de Educação de Florianópolis, Thiago Peixoto, salienta que a conquista do selo Ouro, que é concedido a municípios que alcançaram entre 85 e 100 pontos, demonstra a dedicação e o empenho da gestão municipal em oferecer uma educação pública de qualidade.

Critérios de pontuação

O Selo avalia iniciativas que fortalecem a alfabetização, considerando critérios como a colaboração entre os entes federativos, a institucionalização e implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, a formação de professores e gestores, ações pedagógicas voltadas ao aprendizado das crianças e a distribuição de materiais didáticos complementares. Florianópolis obteve a pontuação máxima, 100 pontos, buscando posicionar-se como referência na área.

           

             

VÍDEO: Polícia indicia rapaz que atropelou e matou homem com ciclomotor em Itapema

José de Lima sofreu traumatismo craniano na véspera do Ano Novo e morreu após 14 dias internado

A Polícia Civil (PCSC) indiciou um rapaz de 18 anos pela morte de José Divan Manoel de Lima, de 43 anos, que morreu após ser atropelado por uma moto elétrica na noite de 31 de dezembro de 2024 em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O indiciado deve responder pelo crime de homicídio.

Continue lendo