A saúde bucal de Florianópolis recebeu prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil) e o Ministério da Saúde, por experiência, inscrita no “Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) para a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente”
O Laboratório de Inovação é uma ferramenta utilizada pela OPAS/OMS Brasil desde 2008, para identificar, sistematizar e divulgar inovação e boas práticas dentro do Sistema Único de Saúde que acontecem em todo o Brasil.
A experiência da Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, premiada pela OPAS/OMS e o MS, é a oferta de teleatendimento odontológico no Sistema Único de Saúde e na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis, em um cenário pós pandemia de Covid-19.
O objetivo da premiação é dar visibilidade a iniciativas de âmbito local, para que possam ser reproduzidas em outros lugares, melhorando o desempenho do SUS, por meio de pesquisas e recomendações baseadas em evidências, mediante estudos de casos com resultados positivos.
Esta semana, representantes da OPAS e MS estiveram em Florianópolis para conhecer a experiência na prática e colheram material para um documentário. No mês de dezembro acontecerá a premiação durante um grande evento em Brasília.
Foto: PRF/Reprodução