18 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Florianópolis terá totens com protetor solar gratuito durante a temporada de verão

Foto: Sua Pele é um Luxo/Divulgação

Projeto social conscientiza sobre a prevenção ao câncer de pele em praias e pontos turísticos da cidade

Turistas e moradores de Florianópolis terão acesso gratuito a protetor solar em pontos estratégicos da cidade durante o verão de 2024/2025. Totens com o produto já foram instalados em praias famosas, como Joaquina, Praia Mole e no calçadão do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional. 

A ação faz parte do projeto social ‘Sua Pele é um Luxo”, idealizado pela empresária Manu Berger, em parceria com a dermatologista Débora Cadore, especialista em oncologia cutânea.

 

O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele. A exposição excessiva ao sol sem proteção é um dos principais fatores de risco, e o uso diário de protetor solar é a medida mais recomendada para prevenção.

Além das praias já contempladas, outras localidades turísticas, como a praia Brava, beach clubs e restaurantes próximos ao mar, também receberão os totens. 

A iniciativa, que integra a campanha Dezembro Laranja, conta ainda com o apoio de empresários locais. A expectativa é distribuir centenas de litros de protetor solar ao longo da temporada e ampliar o projeto nos próximos anos.

Estado com maior número de casos

O câncer de pele representa 33% dos casos de câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Santa Catarina é o estado com maior incidência de câncer de pele melanoma no Brasil, que é o tipo mais agressivo. O INCA estima que, em 2024, o estado registre mais de 1.040 casos de melanoma, além de 14.510 de carcinomas não melanoma. 

Confira na reportagem completa no SC Acontece:

           

             

Divulgado o calendário do IPVA 2025 em Santa Catarina

O estado continua na lista dos mais baratos do Brasil com a alíquota de 2%

O calendário de pagamento do IPVA para 2025 foi definido para os veículos emplacados em Santa Catarina. Atualmente, o estado tem 6.177.362 veículos registrados, sendo que 4.993.715 são passíveis de tributação. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), as alíquotas foram mantidas e são de 2%, para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros, e 1% para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga ou passageiros e os destinados à locação.

Continue lendo