Acumulado expressivo causou queda de árvores e alagamentos
Somente nessa quinta-feira (10), Florianópolis registrou um acumulado de chuva superior ao volume esperado para todo o mês de abril. Segundo as estações meteorológicas da Epagri/Ciram, o registro em algumas regiões da Ilha chegaram a 150 mm, acima da média histórica de 120 mm do mês de abril.
Os valores mais expressivos foram registrados na área central da Capital, especialmente na região da Lagoa da Conceição, que teve 114 mm. Por outro lado, segundo a Epagri/Ciram, os volumes foram mal distribuídos, uma vez que o norte e o Sul da Ilha registraram metade desses acumulados.
A chuva ocorreu especialmente na faixa leste de Santa Catarina, ou seja, nas proximidades do Litoral, mais concentrada em parte da região da Grande Florianópolis. O sistema abrangeu até o Litoral Sul catarinense, no município de Laguna, onde os valores também ultrapassaram a casa de 100 mm.
A forte chuva ocorreu devido a instabilidades e à atuação da circulação marítima, que é o deslocamento da umidade do oceano em direção ao continente. Essas condições estavam previstas e foram alertadas à população em um Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil.
Por conta dos volumes expressivos de precipitação, tanto a Grande Florianópolis quanto o Litoral Sul registraram diversos pontos de alagamentos e enxurradas. Em Florianópolis, houve queda de árvores e uma família chegou a ficar ilhada dentro de casa. Em Capoeiras, na área continental da capital, um carro foi atingido por uma árvore.
Próximos dias
Santa Catarina segue sob alerta para chuva intensa até a noite desta sexta-feira (11), especialmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, se estendendo até parte do Médio Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil, o risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.
No fim de semana, a instabilidade mais intensas se afastam para o mar e o sol aparece entre muitas nuvens no Litoral, ainda com condições para chuvas rápidas. No Extremo Oeste e Oeste, deve haver condições para temporais isolados ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
Motorista embriagado causa a morte de casal em rodovia na Grande Florianópolis
Autor invadiu a contramão e colidiu contra dois carros; ele foi preso em flagrante
Duas pessoas, identificadas como José Luiz Pietroski, de 47 anos, e Iraci Muller Ribeiro, de 57, morreram em um acidente de carro na tarde dessa quinta-feira (11) em São João Batista, na Grande Florianópolis. Eles estavam em um Fiat Strada que foi atingido de frente por um Jeep Compass. O motorista que causou o acidente testou positivo no teste do bafômetro e foi preso.