Vereador assume durante viagem de Topázio à Coreia do Sul
Até o dia 12 de setembro, o prefeito de Florianópolis será o vereador João Cobalchini (União Brasil). Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Cobalchini assume o cargo no executivo em decorrência de uma viagem que o prefeito Topázio Neto (PSD) irá fazer à Coreia do Sul, em missão oficial junto a membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com a prefeitura da capital catarinense, a viagem de Topázio ao país asiático tem por objetivo buscar financiamentos para projetos de infraestrutura e habitação na cidade. Dessa forma, um ato solene na Câmara Municipal de Florianópolis, entrega a Cobalchini o cargo temporário de prefeito, às 19h15 desta quinta-feira (31), no Plenário Vereadora Olga Brasil.
Por esse motivo, a presidência do parlamento municipal também terá um novo nome. Claudinei Marques (Republicanos), vice-presidente da Câmara assume interinamente o comando da casa, em transmissão no mesmo ato solene. A cerimônia será aberta ao público e contará com a presença de autoridades municipais, convidados especiais e representantes da sociedade civil.
João Luiz Cobalchini
Filho do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), João cresceu no MDB, atuando na diretoria da juventude emedebista no diretório estadual. Advogado, atuou também como secretário-adjunto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, durante a gestão de Gean Loureiro em Florianópolis.
Apesar de seu vínculo com o MDB, em 2020 João disputou a vaga para vereador em Florianópolis pelo Democratas, mesmo partido de Gean na época — ao qual Loureiro se filiou depois de sair do MDB. Após a eleição, João, mais uma vez, assim como Gean, trocou de partido e foi para o União Brasil — atual partido de Loureiro.
Como vereador, João Cobalchini desbancou Roberto Katumi, que considerava como certa sua reeleição à presidência da Câmara.
Foto: Reprodução