23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Fortaleza de São José da Ponta Grossa recebe mostra cultural neste domingo

Data do evento coincide com o domingo de gratuidade nas Fortalezas da Ilha de Santa Catarina

Neste domingo, 1º de outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove mais um Dia de Gratuidade nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa. Além da isenção para toda a comunidade, haverá guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis, e ainda a realização da 2ª Mostra Cultural da Praia do Forte.

A fortaleza abre a partir das 8h30 e o guiamento inicia às 10h, feito por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Já a Mostra Cultural contará com uma variedade de atrações, incluindo exposições, apresentações culturais e demonstração de produtos típicos da região.

A mostra contará com as seguintes atrações:
  • Exposição de fotos antigas da Praia do Forte;
  • Apresentação do Boi de Mamão, uma manifestação cultural açoriana;
  • Demonstrações de produção de renda de bilro, tarrafa, café, colorau e balaio, atividades tradicionais da região;
  • Apresentação do grupo folclórico Raízes Açorianas;
  • Show com Odilho o Manezinho, cantor e compositor catarinense;
  • Show de voz e viola com Nileira, cantora e compositora brasileira.

As atrações serão distribuídas em diferentes pontos da fortaleza, para facilitar o acesso do público. Ainda, haverá venda e degustação de produtos típicos da região em barracas e quiosques montados na fortaleza.

 

A 2ª Mostra Cultural da Praia do Forte será um evento gratuito e aberto a toda a comunidade. Realizado pela Associação dos Moradores da Praia do Forte (AMPRAFO), o objetivo principal do evento é promover a cultura e a história da Praia do Forte, além de valorizar as atividades tradicionais da região.

Guiamento turístico

O guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa aos domingos é feito por alunos do Curso de Guia de Turismo Regional Santa Catarina do IFSC. Ao mesmo tempo em que os estudantes põem em prática os ensinamentos de sala de aula, os visitantes da fortaleza têm oportunidade de aprender mais sobre a história das fortificações locais. A parceira entre UFSC e IFSC foi viabilizada por meio do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. Neste ano, o projeto se estende até novembro, atendendo aos domingos.

Gratuidade

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês de março a novembro, visa facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 16,00 (inteiro) e R$ 8,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia.

As fortificações estão abertas a partir das 8h30min. Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar. É importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da universidade.

Fortalezas da UFSC

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da UFSC, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC.

As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.

Dicas para o Dia de Gratuidade

  • Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.

Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

Foto: Reprodução