Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Temperaturas devem ficar elevadas até o fim de semana
A onda de calor intenso que tem levado as temperaturas a superarem os 40ºC em municípios do Litoral Sul de Santa Catarina vem ganhando atualizações do monitoramento meteorológico da Defesa Civil. A nova previsão indica que as temperaturas extremas e a sensação de abafamento devem perdurar pelo menos até a sexta-feira (12).
Nestes dias, as manhãs já iniciam abafadas e as temperaturas sobem rapidamente, com máximas na casa dos 35°C na maioria das regiões. No Planalto Sul, os termômetros devem ficar na casa dos 30°C. A situação mais crítica é esperada no Extremo Oeste e áreas do Oeste, Vale do Itajaí e todo o Litoral catarinense, onde as máximas ficam entre 35 e 37°C, podendo chegar na casa dos 40°C em alguns pontos, principalmente do Litoral Norte.
O calor combinado à atuação de uma frente fria deixam também o tempo instável em todo o estado entre as tardes e noite desta quarta (12) e quinta-feira (13), com condições para temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Nesta quarta, as instabilidades mais intensas se concentram no Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis, principalmente nas áreas serranas, e no Vale do Itajaí. Já na quinta-feira , a frente fria avança e espalha a instabilidade em toda a metade leste do estado, até o Meio-Oeste catarinense.
Nessas regiões, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas, o risco é moderado.
Confira a previsão por dia e por região
Quarta-feira
Nesta quarta-feira, as temperaturas seguem elevadas em Santa Catarina e a sensação de calor e abafamento permanecem. Entre a tarde e a noite, o calor e a umidade combinados à rápida passagem de uma frente fria próximo ao estado aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Quinta-feira
Na quinta-feira, embora as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, o calor permanece em todo o estado e, somado à umidade e a atuação da frente fria, favorecem a ocorrência de temporais em todas as regiões, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente entre os Planaltos e o Litoral. O risco segue moderado a alto para ocorrências associadas.
Com a passagem da frente, o mar fica mais agitado, a partir da noite, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, trazendo risco moderado associado à agitação marítima.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Sexta-feira
Na sexta-feira (14), o tempo segue instável em todo o estado. No Grande Oeste, o calor permanece e, com a umidade, mantém condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa. Já entre os Planaltos e o Litoral, o tempo fica mais fechado e com condições para temporais e chuva mais abrangente. O risco é moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
A temperatura fica mais amena em relação aos dias anteriores. O mar se mantém agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com risco moderado associado à agitação marítima.
Fim de semana
No sábado (15) e no domingo (16), os dias começam com predomínio de sol e variação de nebulosidade, em todo o estado, e a temperatura volta a subir. Com o calor e a umidade, novas áreas de instabilidades se formam e há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite.