Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Chegada do vento sul ajuda a afastar a fumaça na atmosfera
A onda de calor que levou as temperaturas em Santa Catarina próximas aos 40°C em algumas regiões nos últimos dias segue atuando no estado nesta quarta-feira (25). Porém, de acordo com o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, a aproximação de uma frente fria começa a mudar as condições do tempo no estado.
Já a partir dessa quinta-feira (26), o estado deve sentir uma menor elevação das temperaturas, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Entretanto, entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, as temperaturas ainda ficam próximas dos 30°C.
Santa Catarina voltou também a estar na rota da fumaça e da fuligem dos incêndios que atingem a região central do Brasil e Amazônia. Um tom esbranquiçado na atmosfera é perceptível, principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense, áreas com menor nebulosidade.
Nesta quarta, a circulação dos ventos continua transportando a fuligem das fumaças em direção ao estado, porém em menor proporção. Já na quinta-feira, a Defesa Civil explica que o avanço da uma frente fria faz com que os ventos mudem de direção e passem a sopra de sul, afastando a fumaça do estado.
Confira a previsão por região
Quarta-feira
Nesta quarta, o tempo quente e seco continua predominando durante a maior parte do dia. Apenas entre a tarde e a noite, há condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, devido a aproximação de uma frente fria, mas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas à chuva.
O calor segue intenso, com máximas de 37 a 39°C no Oeste e Extremo Oeste e de 30 a 35°C nas demais regiões.
Quinta-feira
Na quinta-feira (26), a frente fria que atuava no Rio Grande do Sul avança em direção a Santa Catarina, deixando o tempo instável no estado. Há condições para temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo. No entanto, não são esperados volumes expressivos de chuva. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais.
O dia inicia com mínimas de 22 a 25°C no Oeste e de 16 a 21°C nas demais regiões. Ao longo da tarde, as temperaturas sobem rapidamente, com máximas de 30 a 35°C em praticamente todo o estado. A exceção fica para as áreas costeiras e o sul do estado, onde as temperaturas ficam mais amenas.
Sexta-feira
A sexta-feira (27) ainda inicia com chuva na metade leste do estado, principalmente no Litoral Norte e Baixo Vale, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme. Durante a madrugada e a manhã, segue o risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais nas áreas litorâneas e norte do estado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Com o avanço de uma massa de ar um pouco mais fria, as temperaturas amenizam. As máximas na sexta-feira marcam valores entre 20 e 26°C em grande parte das regiões. Entre o Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte, podem marcar valores entre 26 e 28°C durante a tarde. Entretanto, até a meia noite, as temperaturas já ficam abaixo de 17°C em todas as regiões.
Fim de semana
No sábado (28) uma alta pressão atmosférica mantém o tempo estável e com sol na maioria das áreas. Estas condições se estendem no domingo (29), com os ventos mudando gradualmente para quadrante norte.