Por conta da previsão da passagem de uma massa de ar polar sobre Florianópolis, o prefeito em exercício, Roberto Katumi, reuniu na manhã desta quarta-feira (17) representantes das secretarias de Segurança Pública, Assistência Social, Fundação Somar e Dibea para definir ações de proteção à população vulnerável.
De acordo com a Defesa Civil do Município, está prevista queda de temperatura a partir de quinta-feira (18), mas com maior intensidade a partir do amanhecer de sexta-feira (19), além de vento Sul, o que deve causar sensação térmica inferior a 5ºC.
A Prefeitura vai realizar uma ação preventiva e de orientação às pessoas em situação de rua, para que aceitem o acolhimento oferecido pelo município em abrigos e hotéis. Além disso, a Fundação Somar reforça os pedidos de doação de roupas de frio, em especial meias, toucas e cachecóis, além de cobertores.
A Dibea também reforça o alerta de cuidados com animais e pede doações de camas e cobertores para os cães e gatos.
“Estamos deixando tudo preparado para a chegada do frio e também para o retorno do prefeito Topázio. Durante este período de interinidade foi gratificante vivenciar o profissionalismo e prontidão das equipes da Prefeitura para o atendimento de todas as necessidades da população”, disse o prefeito em exercício, Roberto Katumi.
A Secretaria de Assistência Social vai reforçar ações de sensibilização e acolhimento de pessoas em situação de rua no período.
O trabalho será realizado via Resgate Social, que atuará em diferentes regiões da cidade, e por força-tarefa intersetorial na região central, efetuando o encaminhamento dessas pessoas prioritariamente para abrigo emergencial na Passarela da Cidadania e, em casos mais específicos, para hotel credenciado.
Além de percorrer pontos estratégicos para o atendimento dessa população, o Resgate Social poderá ser acionado pelo telefone do serviço: (48) 99182-6870. Para atendimento de ocorrências, ligue 153 da Guarda Municipal e 199 da Defesa Civil.
Foto: PMF/Reprodução