Suspeitos se passavam por pais de menores de idade que pediam
fotos íntimas das vítimas para extorqui-las
As polícias civis do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina prenderam 33 pessoas envolvidas num esquema conhecido como “golpe dos nudes”, em operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (29). Operação prevê ainda mais prisões ao longo do dia.
De acordo com as autoridades, a suposta organização criminosa cometia diversos crimes, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, extorsões e corrupção de menores.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul destaca que o esquema consistia em usar uma mulher jovem e atraente para contatar as vítimas do sexo masculino. A partir daí, fotos e vídeos íntimos eram trocados e outra pessoa da quadrilha entrava em cena.
Essa pessoa se apresentava como pai ou mãe da jovem e alegava que a filha era menor de idade, a fim de acusar a vítima de pedofilia. Na sequência, os suspeitos exigiam dinheiro depósitos em dinheiro à vítima para que o caso não fosse levado à polícia.
As autoridades gaúchas ainda destacam que, em determinadas ocasiões, outra pessoa aparecia para se passar por policial, o que pressionaria ainda mais a vítima.
A operação desta segunda-feira (29) ocorreu em várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A operação contou com 150 policiais civis e apoio aéreo. As investigações começaram há 11 meses, após a prisão de um indivíduo em Cachoeirinha (RS).
Um dos líderes do grupo, após ser libertado da prisão, recrutava outros criminosos para praticarem extorsões por meio do “golpe dos nudes”. Parte dos lucros era utilizada para o tráfico de drogas e armas.
Fonte: Band
Foto: Polícia Civil