24 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Governador de SC reúne prefeitos para alinhar ações de prevenção às chuvas

Vale do Itajaí é a região catarinense mais afetada pelas chuvas até o momento

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve reunido na tarde da quinta-feira (5) com os prefeitos do Alto Vale do Itajaí na sede da Defesa Civil de Rio do Sul. O objetivo da reunião foi alinhar estratégias e ações de atendimentos aos municípios, em função da previsão de altos volumes de chuva entre sexta-feira (6) e domingo (8).

Até o momento 61 municípios registraram ocorrências em virtude das condições meteorológicas desta semana. Destes, 17 emitiram decretos de situação de emergência. São eles: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

Das 61 cidades atingidas, 29 estão localizadas na região do Vale do Itajaí — seguida pelo Oeste (15), Norte (11), Serra (5) e Grande Florianópolis (1). Segundo atualização da Defesa Civil estadual, uma pessoa morreu em Rio do Oeste e outra ficou ferida em Timbó, em decorrência dos desastres climáticos.

Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos. Diversas regiões do Estado, permanecem em atendimento através das equipes municipais contando com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado.

“Segundo a nossa Defesa Civil do Estado o nível do Rio Itajaí-Açu pode ultrapassar os nove metros nos próximos dias. Por isso, estamos com os Bombeiros e toda nossa equipe de resposta a desastres para orientar e retirar famílias que sofrem com as cheias. Precisamos unir forças e seguir as orientações das fontes oficiais para minimizar o impacto das chuvas em Santa Catarina”, ressaltou Jorginho Mello.

Ainda, o governador anunciou a liberação de verbas para auxiliar os municípios atingidos. “A ideia é garantir verba imediata para os municípios administrarem na compra de colchões e mantimentos”, completou Mello. Até o momento, foram cotados itens de apoio (colchões, cestas básicas e kits de higiene) a Erval Velho e São Bento do Sul, em cifras de aproximadamente R$ 100 mil.

Foto: Eduardo Valente / Gov/SC