21 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Governador recomenda atenção nos próximos dias em função das chuvas

A reunião foi na sede da Defesa Civil Estadual. Imagem: Roberto Zacarias / SECOM.

“Não há motivo para desespero. O que a gente que está querendo dizer é que todo mundo tem que ficar antenado para se proteger”, comentou Jorginho Mello.

Na tarde desta quarta-feira (09) foi realizada uma reunião na Defesa Civil Estadual para monitorar a previsão das chuvas que vão atingir Santa Catarina até a próxima sexta-feira (11). Os volumes esperados são de 150 a 200mm, mas não de forma concentrada. O governador Jorginho Mello participou do encontro junto com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza e o comandante-geral com Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos.

“Não há motivo para desespero. O que a gente que está querendo dizer é que todo mundo tem que ficar antenado para se proteger. A força maior agora da Defesa Civil é na proteção. Nós estamos prevenindo para que as pessoas fiquem ligadas. A gente tem que estar atento para não ser surpreendido, para a prevenção sempre ser maior do que a defesa”, disse o governador Jorginho Mello, lembrando que a população deve ficar de olho em sinais de deslizamentos ou de margens de rios que possam vir a transbordar.

Imagem: Roberto Zacarias / SECOM.

Segundo o secretário Fabiano de Souza anteriormente ocorreu uma conversa com outros órgãos do Governo para que fiquem de prontidão no caso de necessidade de ação. Ele destacou que as chuvas não devem superar eventos climaticos como o registrado em outubro de 2023, mas ainda existe o risco de alagamentos, pequenas inundações ou deslizamentos.

“No início da semana fizemos uma reunião com todos os órgãos estaduais do Grac (Grupo de Ações Coordenadas) colocando toda a estrutura do Estado de prontidão: Segurança Pública, Saúde, energia, água e saneamento, enfim todos eles. Fizemos a disseminação dos alertas para todas as regionais, para todas as prefeituras com um enfoque naquelas áreas que são mais suscetíveis e vulneráveis, principalmente no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, que têm uma previsão de volume bem significativo. Então toda a estrutura do estado foi preparada para uma resposta em caso de adversidade”, explicou Fabiano de Souza.

Imagem: Roberto Zacarias / SECOM.

Bombeiros

As equipes de Força-Tarefa (FT) dos batalhões do CBMSC de Canoinhas, Lages, Rio do Sul e Curitibanos estão de prontidão para atender as regiões caso a situação se agrave. “De acordo com as previsões apresentadas, estamos com uma linha de trabalho preparada para atender a população nos eventos que possam vir a se desenrolar. Nós estamos dispondo as Forças-Tarefa e os recursos, de maneira a estar preparados para o enfrentamento da emergência”, enfatiza o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.