Seis governadores estão confirmados no encontro. Imagem: GOV SC.
Um dos temas mais aguardados do encontro é a prevenção a desastres naturais
A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) terá a participação dos sete estados das regiões Sul e Sudeste. O encontro inicia nesta quinta-feira (21) e segue até o sábado (23) em Florianópolis. Integram a reunião governadores, vice-governadores, secretários de estado, técnicos e servidores estaduais.
O governador Jorginho Mello declarou que é com grande satisfação que Santa Catarina recebe a 12º edição do Encontro e que é um momento de união e cooperação entre os estados para debater temas essenciais como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano. “Nosso governo tem trabalhado intensamente para fortalecer essas áreas e o Cosud é uma oportunidade valiosa de compartilharmos experiências e soluções que promovam o crescimento de nossas regiões. Juntos, podemos construir um Brasil mais forte, integrado e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, comentou o governador catarinense.
Foi confirmada a participação de seis governadores, exceto o do Rio Grande do Sul que cumpre agenda internacional e deve enviar o vice-governador, Gabriel Souza. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lembrou que as decisões do grupo na economia podem ter reflexos positivos em todo o Brasil e não só nas regiões Sul e Sudeste. “Vamos avançar ainda mais em propostas que alavanquem o crescimento da economia brasileira, atraindo investidores e gerando emprego e renda de forma sustentável. O Cosud já é referência no debate e no desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Juntos, governadores do Sul e Sudeste provam que a união de esforços leva a soluções mais eficientes para demandas fundamentais dessas regiões”, disse o governador mineiro.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, espera ainda mais novidades na reunião em Santa Catarina. “Em agosto, no encontro no Espírito Santo, iniciamos a elaboração do Programa de Mudanças Climáticas. Já em março, durante o evento no Rio Grande do Sul, criamos o Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública. No Cosud Santa Catarina, continuaremos priorizando os temas de Sustentabilidade e Segurança Pública em nossos grupos de trabalho”, explicou Freitas.
Um dos temas mais aguardados do encontro é a prevenção a desastres naturais. O foco é fortalecer a parceira entre os estados não só nas ajudas em meio a catástrofes, mas também na prevenção de acidentes. “Somando forças, convergindo na mesma direção e, acima de tudo, abraçando boas práticas que têm funcionado nos estados-membros, temos conseguido avançar”, ressaltou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apontou que os desastres naturais registrados nos últimos tempos mostram a necessidade das defesas civis cada vez mais preparadas para uma pronta resposta. “Além disso, ações e obras de mitigação são fundamentais para que possamos preparar nossos municípios para as mudanças climáticas”, declarou.
Prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, irá anunciar os primeiros secretários
Carmen havia prometido que divulgaria alguns nomes nesta segunda quinzena de novembro. Os primeiros serão conhecidos nesta quinta (21)
Carmen Zanotto, recentemente eleita prefeita de Lages, está se preparando para anunciar os primeiros secretários de sua administração. A expectativa é que ela escolha uma equipe experiente para enfrentar os desafios da cidade, e que não são poucos. Para tanto, em coletiva de imprensa marcada para às 14h, desta quinta-feira (11), ela irá divulgar os primeiros nomes do seu estafe. Durante a semana, foram muitas as especulações…