Comunicado recomenda que população tome água mesmo ainda sem sentir sede
Em uma semana de calor atípico no final do inverno, a Secretaria de Saúde (SES) de Santa Catarina emitiu um alerta sobre os cuidados necessários para as temperaturas que atingem o estado ao longo dos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil estadual, no período da tarde as temperaturas devem passar dos 30ºC, aproximando-se dos 40ºC no Oeste, no Norte e no Litoral Sul.
Uma das recomendações é para que a população tome água mesmo que não tenha sede. “Quando a pessoa sente sede é porque já deveria ter tomado água. Então deve-se antecipar essa necessidade tomando água mesmo quando não se tem sede”, afirma o comunicado da Secretaria, que ainda recomenda tomar de dois a três litros de água por dia.
Além da hidratação, o governo recomenda vestir roupas leves e claras, usar bonés ou guarda-chuva ao sair no sol, bem como o protetor solar. Além disso, o comunicado recomenda a ingestão de frutas e alerta para determinados alimentos. “Em dias muito quentes deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como os gordurosos, que têm digestão mais lenta”, diz a nota. Confira abaixo outras recomendações da Secretaria de Saúde catarinense.
“A preocupação deve ser maior com as pessoas mais vulneráveis. É preciso ter atenção com os idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes que podem ficar desidratados mais rapidamente”, alerta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Dicas para cuidar da saúde nas altas temperaturas
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10 e 16h;
– Use chapéus e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara). Proteja as crianças com chapéu de abas;
– Use roupa solta, de preferência de algodão, e aplique sempre protetor solar;
– Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;
– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Ofereça água a recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes, que podem não sentir sede;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Foto: Freepik / Reprodução