7 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Governo de Santa Catarina apresenta retrospectiva das mais variadas áreas

Entre as informações detalhadas, o fato de Santa Catarina estar consolidado na liderança nacional em Segurança Pública / Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O governo de Santa Catarina (SC) tem divulgado, através da assessoria de comunicação vários balanços das ações de 2024. O governador Jorginho Mello destacou os avanços em várias áreas, como saúde, emprego e educação, entra tantas outras. Entre elas, destaque para a Melhoria das rodovias: Com o programa “Estrada Boa”, 50% das estradas estaduais foram consideradas ótimas ou boas para uso, um aumento significativo comparado ao ano anterior. Também sobre investimentos em aeroportos, com destaque à primeira parceria público-privada (PPP) do estado modernizou e ampliou a infraestrutura do aeroporto de Jaguaruna e de inúmeros aeroportos visando operacionalizar os aeroportos regionais. Ressaltou também a questão da competitividade, em que Santa Catarina foi destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, ocupando o 2º lugar no geral. As informações demonstram o avanço em áreas como a da segurança pública, Universidade Gratuita, turismo, modernização da Cidasc e Casan, entre tantas outras áreas.

Destaque para as cirurgias eletivas

Foto: Ricardo Trida/Arquivo/Secom

Chamou atenção os números das cirurgias eletivas, numa das maiores preocupações do Governo, desde o início da gestão. Com a intenção de devolver a dignidade para as pessoas que aguardam por uma cirurgia é a missão do Governo de Santa Catarina, o trabalho em torno da questão, foi intenso. Isso se confirma com os números expressivos das cirurgias eletivas realizadas em 2024. Até o dia ​29 de dezembro foram realizados 2​51 mil procedimentos, destes 1​59.​631 mil com internação e 91.525 mil (até outubro/2024) oftalmológicos. Um crescimento de ​mais de 25% em relação a todo o ano de 2023. Quando comparados os números de procedimentos apenas com internação, no mesmo período de 2023, o crescimento é de 27,5%. Se comparado a 2022 é ainda maior, um aumento de 6​0%. “Quando assumi o governo fiz um compromisso de diminuir o sofrimento das pessoas, principalmente aquelas de aguardavam anos por uma cirurgia, pegamos​ situações de pessoas aguardando há mais de 15 anos, estamos devolvendo a esperança para os catarinenses, para que tenham uma qualidade de vida melhor​. Em 2024, o orçamento aplicado na saúde foi o maior da história”, destaca o governador Jorginho Mello.

Em suma, esses esforços têm sido sentidos pelos cidadãos e contribuíram para a melhoria da qualidade de vida no estado.

No campo político

Em Lages a prefeita Carmen Zanotto priorizou atendimento às famílias atingidas por temporal / Foto: Flávio Fernandes

A movimentação maior neste início de ano fica por conta dos novos gestores. Muitos deles começando agora, vivem o desafio da montagem do secretariado e a estruturação dos demais escalões. Ou seja, um início de ajustes. Em Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), começou o ano dando atenção à infraestrutura e cuidando das famílias que tiveram as casas atingidas por um temporal de granizo no período do Natal. Telhas foram distribuídas para a recuperação dos telhados. Nem todas as pastas têm seus titulares, algo que precisa compor o mais rápido possível, para a celeridade das ações. De resto, o que mais deve agitar os bastidores, será, sem dúvida, os acordos para as eleições em 2026 para o Governo, com o protagonismo de Jorginho Mello (PL), buscando a reeleição, e dos demais adversários que também já estão se articulando, caso do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Preocupante: vírus respiratório sobrecarrega hospitais na China

A China tem enfrentado um novo surto de um vírus respiratório chamado metapneumovírus humano (HMPV). Esse vírus, que já foi identificado em 2001, provoca sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, febre e congestão nasal. No entanto, em casos graves, pode levar a complicações como pneumonia, especialmente em crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. O surto tem sobrecarregado hospitais na China, especialmente nas províncias do norte, e levou as autoridades a implementarem medidas de emergência para conter a propagação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a situação de perto, mas até agora não declarou uma emergência sanitária mundial. O fato está preocupando o mundo, assim como ocorreu com a Covid.