Mudança de layout deixa volta mais rápida e alivia desgaste de pneus e freios
A edição 2023 do Grande Prêmio de Singapura marca a estreia de uma novidade no circuito de Marina Bay para os pilotos de Fórmula 1: o fim de uma sequência de curvas no último trecho, deixando a volta menor e mais rápida, e reduzindo ainda a exigência sobre pneus e freios.
Até 2022, o setor 3 apresentava uma sequência de quatro curvas de 90 graus na região da Baía da Marina: a 16 à direita, a 17 à esquerda, a 18 à esquerda e a 19 à direita. O complexo, no entanto, foi substituído por uma reta, que liga agora a curva 15 (à esquerda) à antiga curva 20 (agora, curva 16, à direita).
Além das curvas, uma arquibancada no setor também foi removida – o terreno deverá ser utilizado para obras locais. Por enquanto, antes do início da programação do GP de Singapura na sexta-feira (15), as novidades têm sido encaradas com otimismo.
“Há um layout ligeiramente novo, com a remoção das chicanes no setor 3 e a instalação de uma longa reta ligando à curva 16. A volta é muito mais rápida que antes, então veremos como será no primeiro treino livre e quais as oportunidades que isso poderá trazer”, afirmou Pierre Gasly, piloto da Alpine.
“Acho que será melhor para os pneus porque deverá facilitar um pouco para toda a frenagem, para as zonas de tração e para o desgaste que tudo isso traz”, analisou Tom McCullough, diretor de desempenho da Aston Martin, em declarações ao site Motorsport.com.
Programação do GP de Singapura
A Band/TVBV exibe ao vivo o GP de Singapura neste final de semana. Confira dias e horários da programação:
Sexta-feira, 15 de setembro
- 6h30: Treino livre 1;
- 10h: Treino livre 2.
Sábado, 16 de setembro
- 6h30: Treino livre 3;
- 10h: Classificação.
Domingo, 17 de setembro
- 9h: Corrida.
* Horários de Brasília
Fonte: Band
Foto: F1 Night Race/Divulgação