Foto: Divulgação / PMSC
Prisão aconteceu no Berbigão do Boca, tradicional festa de abertura do Carnaval em Florianópolis
Um homem foi preso no início da tarde dessa sexta-feira (21) durante o Berbigão do Boca, em Florianópolis. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), o detido tinha mandado de prisão em aberto e tinha 30 boletins de ocorrência contra ele por diversos crimes. O reconhecimento ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial, implementado para identificar fugitivos da justiça no meio da multidão.
Ao identificar o sujeito, a guarnição realizou a abordagem e confirmou a existência do mandado. O homem, ciente de sua situação, colaborou com os agentes e não reagiu. Ele foi encaminhado para a Polícia Civil, que dará os encaminhamentos.
Sistema de reconhecimento facial
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, divulgou nesta quinta-feira (20), por meio de suas redes sociais, a implementação do sistema de reconhecimento facial. Ele revela que diversas câmeras com a tecnologia foram instaladas em locais de grande movimentação.
Segundo o vídeo, as câmeras identificam o rosto e uma inteligência artificial procura o sujeito no banco de dados. Se ele tiver mandado de prisão em aberto, os policiais mais próximos do local serão acionados para deter o identificado. Na quarta-feira (19), já houve a primeira prisão com auxílio da tecnologia.
Confira
FOTOS: Berbigão do Boca reúne foliões com música e festival gastronômico em Florianópolis
Tradicional festa é o ‘abre alas’ do carnaval na Capital
O que era para ser apenas uma forma despretensiosa de alongar em uma semana o carnaval em Florianópolis, é hoje o grandioso “abre alas” que reúne mais de 100 mil foliões no Largo da Alfândega. O bloco Berbigão do Boca inicia oficialmente a temporada de folia na capital catarinense, com uma sexta-feira recheada de música e comida boa.