Vítima utilizou o próprio cinto para reduzir a perda de sangue
Um homem de 62 anos precisou improvisar um torniquete para evitar a perda excessiva de sangue após ter a perna esquerda esmagada por uma árvore. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) em uma área de mata na Linha Pindó, interior do município de Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) foi chamado por volta das 11h20 para o resgate da vítima. Por se tratar de uma ocorrência grave e em local em difícil acesso, o helicóptero do Serviço Aeropolicial da Fronteira (Saer/Fron) também foi acionado para o trabalho.
Chegando no local, os bombeiros encontraram o homem deitado no solo, consciente e orientado. Ele apresentava fratura exposta grave na perna esquerda, com hemorragia severa, além de palidez e pressão sanguínea baixa, apesar de ter os sinais vitais estáveis.
Em relato aos socorristas, a vítima afirmou que realizava o corte de árvores no local, quando foi atingido por uma delas. Para evitar que perdesse muito sangue, o homem teve o raciocínio rápido de improvisar um torniquete com o próprio cinto da calça.
Após avaliação, os bombeiros aplicaram um torniquete profissional para controlar melhor a hemorragia e imobilizaram a perna fraturada.
Após ser retirado do meio da mata com o auxílio de populares, o paciente foi transportado de helicóptero para atendimento de referência no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
Homens morrem após serem atingidos por árvore no Oeste de SC
Pai de uma das vítimas tentou reanimar os dois, mas chegaram já sem vida a unidade de saúde
Dois homens, de 19 e 35 anos, morreram após serem atingidos por uma árvore na tarde dessa quinta-feira (3) na localidade de Linha Cascatinha, no interior de Águas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) chegou a ser acionado, mas as vítimas foram encontradas já sem sinais vitais.