Foto: PCSC/Divulgação
Polícia Civil de Santa Catarina e de outras 12 unidades da federação deflagram operação para recuperar valores
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) uma operação que abrange 12 unidades da federação contra uma organização criminosa que simulava falsos investimentos na bolsa de valores de Wall Street, em Nova Iorque. Segundo a PCSC, uma única vítima do golpe transferiu R$ 10.824.268,08 aos estelionatários.
São cumpridos 74 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraná e no Distrito Federal. A Justiça determinou também o bloqueio de valores e outras medidas cautelares para recuperar o dinheiro transferido pela vítima.
Segundo a Polícia, a organização criminosa investigada pela Operação Nova Iorque abriu uma empresa em São Paulo para realizar as falsas simulações de investimentos e levar as vítimas a realizar transferências.
Após receber os valores da vítima, o chefe do esquema repassou cerca de R$ 8 milhões do valor total para outros dois investigados, que pulverizaram o dinheiro em mais de 150 contas bancárias espalhadas pelo país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A investigação apurou que o responsável pela empresa reside em Caruaru, no Pernambuco. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações e identificação dos demais envolvidos, bem como de outras vítimas, além de diversos veículos.
Participaram da Operação Nova Iorque policiais civis de Santa Catarina e das outras 12 unidades da federação.