Imagens: PCSC/Reprodução
Prefeitura e organização da festa repudiaram criminosos e exaltaram frequentadores que realizaram a denúncia
Dois homens foram presos em flagrante por ostentarem símbolos nazistas durante a 34ª Schutzenfest em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Eles foram detidos por agentes da Polícia Civil (PCSC) que trabalhavam na festa no último sábado (9).
Os dois homens vestiram pins que exibiam a cruz suástica nazistas fixados em seus chapéus tradicionais da Festa de Tiro Esportivo. Eles foram detidos pelos policiais após frequentadores da festa se sentirem indignados com o acessório dos homens.
Os criminosos foram foram levados para a Central Regional de Plantão de Policial de Jaraguá do Sul. Segundo a PCSC, um deles ainda teria afirmado ao delegado titular que desconhecia o símbolo nazista.
A dupla foi autuada em flagrante com base na Lei de Racismo, que define os crimes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, e pode pegar de um a três anos de prisão, além de multa.
Prefeitura apologia ao nazismo
No domingo (10), após a prisão da dupla, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da Schützenfest emitiram uma nota conjunta em repúdio ao que chamaram de “fato lamentável” a exibição de símbolos nazistas durante a festa, e exaltaram a atitude dos frequentadores que denunciaram os criminosos e os policiais pela rápida resposta. Confira a nota completa:
O Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da 34ª Schützenfest vêm por meio desta nota, manifestar total repúdio ao lamentável fato ocorrido neste sábado (9), no Parque Municipal de Eventos, onde duas pessoas foram flagradas e devidamente detidas pelas forças de segurança, com símbolos nazistas em suas vestimentas.
Ao lamentarmos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades.
Parabenizamos as Policias Militar e Civil pela rápida ação. Frisamos que este fato isolado, em nada, representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita, de ambiente agradável e que busca manter viva a cultura e as tradições germânicas.
Ao público da Schützenfest e a população de Jaraguá do Sul, afirmamos: Todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito, será coibido e levado às autoridades competentes. Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia.
Jaraguá do Sul, 10 de novembro de 2024