18 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Horário de verão não volta em 2024, decide Governo Federal

Com informações de Band.com.br | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ministério de Minas e Energia segue avaliando a possibilidade para 2025

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado neste ano. A medida era considerada para conter o gasto de energia elétrica durante o período de seca intensa que atinge o Brasil.

A decisão foi divulgada pelo ministro Alexandre Silveira. Segundo o chefe da pasta, o Governo avaliará ainda, durante os próximos meses, se o horário de verão deve ser retomado em 2025.

 

“Nós, hoje, na última reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação de horário de verão para esse período, este verão”, afirmou Alexandre Silveira.

“Temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo muito modesto, mas de restabelecimento da nossa condição hídrica. Temos condição de avaliar, sim, a volta dessa política para 2025”, continuou.

Segundo o ministro de Minas e Energia, é importante que o horário de verão seja sempre considerado e não pode ser fruto de uma avaliação dogmática ou de cunho político. “É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do Governo Federal”, afirmou Alexandre Silveira.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O horário de verão deixou de ser aplicado no Brasil em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro.