Governo afirma que não existe risco de desabastecimento de energia. Imagem: Freepik.
A medida deixou de ser realizada no Brasil em 2019
O Governo Federal está analisando a possibilidade de retorno do horário de verão. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida está sendo avaliada para a manutenção do preço da energia em função da seca que atinge o país.
Com a escassez de chuvas, as altas temperaturas e o agravamento da seca em várias regiões brasileiras, o setor elétrico está usando mais energia das usinas termoelétricas e isso pode deixar a conta de luz mais cara.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou que mesmo com os níveis dos reservatórios baixos não existe risco de desabastecimento de energia no país. Já o vice-presidente, Geraldo Alkimim, comentou que o horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia. Segundo ele, as “consequências” da volta do horário de verão estão sendo estudadas até por que reflete no setor aéreo, operadoras de telefonia e no dia a dia dos trabalhadores.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O horário de verão foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica durante a estação mais quente do ano. O adiantamento dos relógios, em uma hora, buscava o melhor aproveitamento da luz natural reduzindo o consumo no horário de pico. A medida deixou de ser realizada no Brasil em 2019. Uma das justificativas do governo anterior para o fim da mudança nos relógios era que a economia de energia não era significativa.